MAYARA MICHELS
Novos cabos eleitorais contratados pela candidata a deputada estadual, no ano passado, professora Jacy Proença, continuam denunciando ao RepórterMT, a falta de pagamento pelos meses trabalhados durante a campanha de 2010, na qual Jacy foi derrotada. Proença e o filho teriam feito contratos, que não foram quitados, com lideranças de bairros.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou que recebeu as denúncias dos cabos eleitorais e disse que todas foram repassadas ao procurador da República, Thiago Lemos de Andrade, que é responsável pelas investigações, mas para receberem o dinheiro, os cabos eleitorais devem procurar o Ministério Público do Trabalho (MPT).
O MPT informou que já recebeu denúncias sobre o caso, mas os processos estão sendo abertos contra o partido de Jacy Proença, e contra a coligação, não contra a pessoa de Jacy. Os cabos eleitorais têm o prazo até outubro do próximo ano para formalizar as denúncias, para que seja aberto o processo de ação trabalhista. O trabalhador deve comparecer no local com todos os documentos que comprovem os dias trabalhados e com o contrato de trabalho.
A Dona de casa Jocimary Gomes dos Reis foi líder do Bairro Real Parque e diz que também não recebeu os dois meses trabalhados para a professora. “Trabalho sempre como cabo eleitoral e sempre recebo, foi a primeira vez e a última para ela. O contrato foi de R$1,2 mil e ela não me pagou nada. As três pessoas do meu grupo também não receberam”, contou Jocimary.
A vendedora Maria Nelzita alega que comandou um dos grupos do CPA e junto com sua equipe também não recebeu o dinheiro. “Fizemos empréstimos para abrir uma lojinha contando com esse dinheiro. Não recebemos e estamos devendo até hoje, já que prometemos o dinheiro antes de receber”, contou.
Segundo uma das líderes do bairro Parque Cuiabá, Maria Auxiliadora, o seu contrato também foi de R$ 1,2 mil por um período de dois meses. A função da líder era visitar todas as casas do bairro juntamente com outras quatro pessoas da região a fim de "promover a candidata".
“Muitas pessoas receberam o dinheiro, acho que os contratos extras que ela fez, não deu conta de pagar. Já abri um processo no Ministério do Trabalho e aguardo pela segunda audiência, porque na primeira ela não compareceu. Não trabalho e não voto nunca mais nesta mulher”, relatou uma das líderes e consultora de vendas Maria Auxiliadora.
SEGURO
O TRE salienta que nas próximas eleições os candidatos deverão informar os nomes de todos os seus cabos eleitorais. Com isso, os trabalhadores terão mais segurança para quando houver falta de pagamento, porque terão como provar, com menos burocracia, que trabalharam para o candidato.
OUTRO LADO
Em entrevista ao RepórterMT, na semana passada, a professora Jacy Proença disse que desconhece a falta do pagamento e nunca viu tais cabos eleitorais. “Quem teve contrato recebeu o dinheiro. Não tenho nada a declarar sobre isso, não conheço essas pessoas”, disse. Ela chamou os cobradores de oportunistas que querem prejudicar sua candidatura para as eleições municipais do ano que vem. “Essas pessoas estão vendo que eu vou me candidatar e querem me atrapalhar”, concluiu. Jacy é pretensa candidata à prefeitura de Cuiabá.
Margarida Mendes Padilha 26/02/2012
Uai agora desconhece fez tudo errado porque sabemos que ficou com nosso dinheiro não só você como seu filho Edilson Proença esqueceu quando fomos chamodo na sua casa la no Bairro Dom Aquino?Onde eu convideu até um membro da igreja minha acreditando que por você ser da igreja Assembleia ia ser diferente mais você conseguiu nos enganar e passar a perna em nos que somos da igreja quando vai sair nosso pagamento?e o pagamento das 5 pessoas do meu bairro CPA?
Fernando Oliveira 24/02/2012
NOSSA COMO VOU FAZER POIS O FILHO DA JACY PROENÇA EDILSON PROENÇA DEU O CONTRATO PARA TODOS ASSINAREM MAIS NÃO REPASSOU O CONTRATO PARA NÓS E AGORA?
Paulo Vitorino 23/02/2012
Nós daqui de poconé queremos receber dona Jacy o que deve para nós lembra quando você veio aqui na minha casa ou vai continuar nos chamando de oportunista?
Mario carvalho de soares 20/02/2012
Tem que pagar o que você deve aos lideres de bairro onde você fez as visitas não nos chamar de OPORTUNISTA.
FERNANDA 19/02/2012
EU TBEM NAO ESPERAVA ISSO DA PROFESSOA JACY TRABALHEI E NAO RECEBI Q POUCA VERGONHA TINHA MUITA ADIMIRAÇAO POR ELA ESTOU MUITO TRISTE COM ESTA POUCA VERGONHA DE TRABALHAR E NAO RECEBER.
ROBERTO MENDES DE CARVALHO 17/02/2012
NÃO SEI PORQUE MENTE TANTO AGORA NÃO CONHECE OS CABOS ELEITORAIS NÉ, MAIS QUANDO ESSAS PESSOAS FORAM CHAMADO NA SUA CASA ESSES LIDERES DE BAIRROS VOCÊ DISSE QUE ATÉ VENDERIA SUA CASA MAIS NÃO FICARIA DEVENDO NIGUÉM E ISSO NÃO ACONTECEU. JACY VOCÊ DEVE E QUEM DEVE TEM QUE PAGAR.TENHO ATÉ ESSAS GRAVAÇÃO COM ESSAS FALA SUA LEMBROU?
Givaldo 07/12/2011
Ué! Compro o voto e não pagou, Jacy? Até tú?
7 comentários