facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 11 de Setembro de 2024
11 de Setembro de 2024

01 de Abril de 2012, 17h:04 - A | A

POLÍCIA / 'VELHO OESTE CUIABANO'

"Vamos com tudo pra cima da bandidagem", avisa comandante

Cuiabá viveu clima de faroeste na segunda quinzena de março, com três tiroteios em vias públicas de grande movimentação

MAYARA MICHELS



A população cuiabana deve se proteger nos próximos meses e ficar atenta. Segundo a Polícia Militar novas trocas de tiros entre a polícia e bandidos podem ocorrer da Capital. A informação é do Coronel Alexandre, responsável pelo 10º Batalhão de Polícia Militar. Para ele a população não deve ter medo, e sim se proteger. “O motivo desse confronto é o aumento no número de policiais e de viaturas nas ruas, isso faz com que aumentem os flagrantes. E a reação de alguns criminosos é atirar“, disse o coronel.

Segundo o coronel, durante o flagrante, o confronto ocorre às vezes, devido o nervosismo dos criminosos, que ficam sem saída. “Assim que eles percebem que estão cercados, atiram para tentar intimidar e afastar a polícia. Mas a nossa norma é permanecer, para não dar brecha a eles. Treinamos para atirar com segurança. A sociedade precisa nos ajudar em uma hora dessas. Correr para um local seguro ou simplesmente deitar no chão para se proteger”, disse o coronel. O cenário previsto pelo militar é de guerra. O comandante só esquece que os militares são treinados para se proteger em cenários assim, já a população, pelo menos a maioria, não!

Alexandre avisa que as pessoas não podem deixar a curiosidade falar mais alto durante o confronto, ja que se expôe a riscos e atrapalha a PM. “A sociedade precisa entender que estamos fazendo a nossa parte. Se conseguimos fazer o flagrante, mostramos ao bandido a nossa tática de abordagem, para que ele se entregue. Mas alguns têm a reação de atirar contra a PM para tentar intimidar. Não podemos ir embora, temos que partir pra cima deles com segurança”, explicou o coronel.

Em menos de 15 dias, já ocorreram duas trocas de tiros entre bandido e a polícia, só em uma única avenida, a São Sebastião. Na noite desta quinta-feira (29), os moradores da região viveram o segundo momento de faroeste.

Policiais que perseguiam dois ladrões de veículo, desde Várzea Grande, encontraram o criminoso com o carro e, ao abordarem, foram recebidos a tiros na regiçao da Praça do Cai Cai. O ladrão perdeu o controle do veículo quando atirava contra a viatura da PM.  Após colidir contra o muro de uma igreja, fugiu correndo em direção a um terreno baldio. Policiais entraram no local e conseguiram prender o criminoso.

Em frente a troca de tiros, mais de 20 pessoas jantavam pequeno restaurantes. Todos ficaram apavorados com os tiros. Alguns se jogaram no chão, mas outros saíram para ver o que estava acontecendo.

Le Croissant

Na noite do último dia 14, dois assaltantes armados invadiram a padaria Le Croissant, e causaram pânico nos clientes. Os bandidos anunciaram o assalto. Enquanto o assalto transcorria, a PM chegou e trocou tiros com os bandidos, já na parte de fora da padaria. Vários carros da Polícia Militar chegam para dar apoio e os bandidos foram rendidos. Moradores do local e clientes da padaria, revoltados, queriam linchar os assaltantes, mas foram contidos pela PM, que levou os bandidos para Cisc Planalto.

Na Avenida do CPA, outro tiroteio deixou em pânico motoristas que trafegavam pelo local na noite da última segunda-feira. Um policial federal disparou sua pistola várias vezes contra o papiloscopista da Politec, depois de uma discussão de trânsito. Os dois foram detidos e liberados em seguida mediante fiança.

O PF foi afastado das funções e teve a arma apreendida. Já o perito, não tinha autorização para andar armado e deve responder processo por porte ilegal de arma de fogo. A ação tresloucada do PF e a reação do perito, por pouco não causa uma tragédia. Cerca de 20 tiros foram disparados. Os envolvidos são: Walter Sebastião Piovan Junior, de 40 anos e o papiloscopista Fabrício Francisco Costa Leite, de 51.

Dezenas de PMs participaram da operação no assalto a padaria; veja fotos



>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

 

 

Comente esta notícia

Macedão 02/04/2012

É isso que a população espera da Policia que imponha respeito na bandidagem,bandido bom é morto.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1