facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 20 de Maio de 2024
20 de Maio de 2024

22 de Outubro de 2010, 19h:08 - A | A

POLÍCIA /

MT já tem a primeira mulher piloto-comandante de helicóptero da polícia

gazeta



da redação

A 1º tenente PM Jussara Cristina Novacki, até então co-piloto, é agora às véspera da comemoração do Dia do Aviador (23 de Outubro), a primeira mulher da Segurança Pública de Mato Grosso que atuará como piloto-comandante nas ações do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), importante segmento da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) no auxilio às ocorrências de polícia, resgate, busca e salvamento e missões de patrulhamento aéreo.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Após cumprir todos os pré requisitos do Programa de Ascensão e Readaptação Técnica (Part), no qual é avaliado todas as qualidades inerentes ao piloto policial, o Conselho de Voo reuniu todos os documentos e aprovou as condições técnicas de Novacki para a função de piloto-comandante do Ciopaer.

A tenente cumpriu uma etapa de formação dentro do Centro Integrado na ordem de 500 horas/voo, e passou por um treinamento específico de piloto-comandante, sendo aprovada para desempenhar a nova função.

Agora, com a ascensão da tenente Jussara, o Centro Integrado passa a contar com sete pilotos comandantes que vão atuar nas ocorrências aeropoliciais.

Para a tenente Jussara a nova etapa é um crescimento em sua carreira policial. “Me dediquei, estudei e cada vez que avançamos é um engrandecimento pessoal e profissional. Fiz todos os treinamentos e contei com o apoio de todos os comandantes, e hoje me sinto preparada para assumir essa nova posição”, disse a nova piloto-comandante.

Como teste de aptidão, a tenente realizou um voo solo de 20 minutos sobrevoando Cuiabá e Várzea Grande.

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) possui atualmente um efetivo de 65 profissionais, entre policiais militares, civil e Corpo de Bombeiros. Atualmente a Segurança Pública de Mato Grosso possui dois helicópteros e quatro aviões, sendo dois bimotores e dois monomotores. No próximo mês, mais uma aeronave deverá reforçar os trabalhos do Ciopaer, o moderno helicóptero modelo AS350B3 Plus. E, em dezembro, um outro helicóptero igual  também chegará ao Centro Integrado.

Comente esta notícia