APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
O faccionado Elielmo Elias da Silva Husseim, de 32 anos, foi morto na manhã desta terça-feira (24), em Barra do Garças, durante confronto com a polícia, durante a Operação Palmares, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) contra uma organização criminosa. Elielmo, que tinha extensa ficha criminal, era uma das lideranças de uma facção criminosa na região.
Ao todo, foram cumpridas oito ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e afastamento de sigilo de dados, todas contra integrantes de uma facção criminosa que tenta se instalar na cidade.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
As decisões judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) da Comarca de Cuiabá, com base em investigações conduzidas pela equipe do GAECO de Barra do Garças, no enfrentamento ao crime organizado.
O nome da operação foi escolhido em razão do bairro Palmares, identificado como o epicentro das atividades criminosas. No local, funcionava a base logística de distribuição de drogas.
Durante as investigações a polícia identificou que os criminosos escolheram o bairro por ser distante da região central da cidade, facilitando a atuação do grupo, inclusive na comercialização de drogas.
Os investigados também usavam de força para o domínio territorial, além do uso de ameaças de morte e pichações com siglas da facção para demarcação dos locais de atuação.
Além dos integrantes do Gaeco, participaram da operação aproximadamente 20 Policiais Militares, integrantes da Força Tática e do 2º Batalhão da Polícia Militar de Barra do Garças, com o apoio operacional do 5º Comando Regional da PMMT, reafirmando a integração entre forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado no município.