APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
O jornalista Cláudio Natal foi liberado, na tarde desta segunda-feira (26). Ele havia sido preso na manhã de hoje em mais uma operação para apurar o assassinato do advogado Renato Nery, em 2024, na Capital. Ele não chegou a passar por audiência de custódia e foi liberado prestar esclarecimentos na delegacia.
Originalmente, ele seria apenas alvo de uma ordem de busca e apreensão, mas foi preso por posse irregular de diversas munições de arma de fogo.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O jornalista foi detido no bairro Santa Cruz, em Cuiabá, e levado até a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
LEIA MAIS - Jornalista investigado por morte de advogado foi preso por posse irregular de munições
LEIA MAIS - Jornalista é preso durante operação que apura morte de advogado
As investigações da DHPP apontam que Cláudio, que se apresenta como jornalista e como perito judicial, está envolvido na alteração de documentos e no assessoramento a escritórios de advocacia.
Ele também seria responsável por, cerca de 15 dias antes das prisões dos militares envolvidos na morte de Renato, ligar para a mandante do crime, a empresária Julinere Goulart Bastos, para providenciar dinheiro para custear advogados que defenderiam os policiais.
Renato Nery morreu aos 72 anos, atingido por disparos de arma de fogo, no dia 5 de julho do ano passado, na frente de seu escritório, na Capital. A vítima foi socorrida e submetida a uma cirurgia em um hospital privado de Cuiabá, mas morreu horas depois do procedimento médico.
Desde a ocorrência, a DHPP realizou inúmeras diligências investigativas, com levantamentos técnicos e periciais, a fim de esclarecer a execução do advogado.