DO REPÓRTERMT
A Genial Investimentos é um dos bancos apontados pela polícia como integrantes de um esquema de lavagem de dinheiro da facção criminosa PCC que foram alvos da Operação Carbono Oculto, deflagrada por mais de 1400 policiais em oito estados brasileiros. Esse banco é o principal patrocinador das pesquisas de opinião divulgadas pela empresa Quaest.
A operação, considerada a maior já realizada contra o crime organizado até hoje, teve mais de 350 alvos e identificou pelo menos 40 fundos de investimento, com patrimônio de R$ 30 bilhões, controlados pelo PCC.
A Quaest foi a contratada para fazer as pesquisas eleitorais da TV Globo e suas afiliadas na última eleição.
Na semana passada, uma pesquisa da Quaest contratada pela Genial divulgou que Lula é aprovado por 46% do eleitorado e reprovado por 51% do eleitorado, voltando para índices de aprovação não vistos desde janeiro deste ano.
Em comparação, a pesquisa Atlas/Intel divulgada nessa quinta-feira (28) mostra uma rejeição de 51,2% e uma aprovação de 43,7%. Já nos números divulgados pela Paraná Pesquisas, a rejeição à Lula chega a 53,6% enquanto a aprovação ficou em R$ 42,9%.
"Será que o PCC influencia também as pesquisas eleitorais?", questiona o ex-vereador paulista Fernando Holiday.
"Não vamos nos esquecer do deputado do PT, que foi gravado em uma reunião com membros do PCC. Não vamos nos esquecer também lá atrás, quando integrantes do PCC também vazaram áudios, onde pediam votos para um governador do PT em São Paulo. Será que tem alguma coisa a ver? Ou eu estou maluco?", concluiu.