facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

12 de Dezembro de 2018, 14h:40 - A | A

POLÍCIA / FRAUDE AMBIENTAL

Ex-superintendente da Sema é preso pela terceira vez em quatro meses

As ordens de prisão contra o ex-servidor João Dias ocorrem desde agosto passado na primeira fase da Operação Polygonum, que apura fraudes na Secretaria de Meio Ambiente.

DA REDAÇÃO



A Polícia Civil voltou a prender, na manhã desta quarta-feira (12), o ex-superintendente de Regularização e Monitoramento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, João Dias Filho.

Essa é terceira prisão do ex-servidor, em apenas quatro meses, na Operação Polygonum, que apura fraudes no Cadastro Ambiental Rural (CAR). A primeira ordem judicial contra ele foi expedida em 13 de agosto deste ano, no mesmo período em que foi exonerado do cargo.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O analista Guilherme Augusto Ribeiro, os ex-assessores técnicos III Alan Richard Falcão Dias, Hiago Silva de Queluz e João Felipe Alves Costa também foram presos preventivamente.

Todos mandados cumpridos nesta quarta-feira (12) fazem parte da quarta fase da Polygonum e foram expedidos pelo desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça do Estado (TJMT).

O esquema

A Polícia Civil investiga um esquema que fraudava o Cadastro Ambiental Rural de diversas formas. De acordo com os investigadores, os acusados mudavam os polígonos de local para que o sistema da Selma fosse alterado. Com isso, o proprietário poderia deixar de pagar multas, já que deslocava o polígono para uma área plantada. 

Outra questão grave, é que propriedades eram subdivididas em diversas áreas de menos de 4 módulos fiscais e, assim, ficavam livres de questões de preservação ambiental, como o reflorestamento, além de receber anistia, benefício destinado aos pequenos produtores.




Comente esta notícia