Cuiabá, 10 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
10 de Setembro de 2026

02 de Setembro de 2026, 16h:59 - A | A

POLÍCIA / ROTA DO PÓ

Ex-perito da Politec que “plantou” 1kg de cocaína no carro da ex é investigado por tráfico de drogas

Segundo o delegado André Rigonato, investigadores identificaram que um dos veículos utilizados pelo acusado esteve na região de fronteira na semana passada.

Montagem/RepórterMT

Thyago Jorge Machado foi preso a segunda-feira (31), no condomínio Supremo Itália, no bairro Jardim Itália, em Cuiabá.

Thyago Jorge Machado foi preso a segunda-feira (31), no condomínio Supremo Itália, no bairro Jardim Itália, em Cuiabá.

KARINE ARRUDA
DO REPÓRTERMT



O ex-perito da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Thyago Jorge Machado, preso acusado de “plantar” quase 1 kg de cocaína no carro da ex-namorada, em Cuiabá, será investigado por envolvimento com o tráfico de drogas. A informação foi confirmada pelo delegado André Rigonato, coordenador do Núcleo de Inteligência da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (Denarc).

“Se ele está envolvido com tráfico de drogas ou outras atividades. Então, essa investigação, a partir de ontem, dos primeiros elementos, a gente pode chegar a uma outra situação, porque não tem essa facilidade tão grande de você conseguir esse 1 kg de drogas”, afirmou Rigonato.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã dessa terça-feira (1º), o delegado explicou que os investigadores identificaram que um dos veículos utilizados por Thyago esteve na região de fronteira na semana passada, levantando a suspeita de que ele possa estar envolvido com outras atividades relacionadas ao tráfico. Segundo Rigonato, a investigação deverá verificar se existe alguma relação entre essa viagem e eventual comércio de entorpecentes.

“A investigação, na data de ontem, inclusive, verificou que um dos veículos dele foi para a região de fronteira, na semana passada. Então, a gente não sabe se, dentre as atividades dele, também há algum tipo de envolvimento com tráfico de drogas, fora esse tráfico que ele está sendo autuado”, pontuou.

Leia mais - Homem “planta” 1 kg de droga no carro da ex e é caçado por helicóptero em condomínio de luxo

Thyago foi preso na segunda-feira (31), no condomínio Supremo Itália, no bairro Jardim Itália, em Cuiabá, depois de tentar fugir de uma abordagem da Polícia Civil. A captura contou com apoio do helicóptero Águia 02, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Conforme as investigações, ele teria utilizado um chaveiro para acessar o carro da ex e esconder a droga no interior do veículo antes de fazer uma denúncia contra ela.

Além da apuração sobre possível envolvimento com o tráfico, o delegado afirmou que Thyago será responsabilizado, no caso, por tráfico de drogas, denunciação caluniosa, ameaça no âmbito doméstico e resistência. A situação envolvendo o tráfico, porém, ainda é alvo de investigação para identificar se há outros fatos relacionados ao ex-perito.

Histórico criminoso

Rigonato também revelou que Thyago já esteve no radar das autoridades em outra investigação. Segundo ele, o ex-perito foi alvo de uma operação deflagrada em 2025, quando uma arma foi apreendida em sua residência.

O delegado afirmou ainda que levantamentos realizados pela polícia apontaram registros de ocorrência relacionados à violência doméstica, incluindo um caso de 2017. A investigação atual deverá analisar os elementos já identificados e verificar se existem outros crimes que possam ser atribuídos a Thyago.

“A gente tem pelo menos 60 dias, se ele permanecer preso, para dar toda a continuidade a essa investigação. E, se for o caso também, instaurar uma nova investigação, se forem descobertos novos crimes praticados por ele”, explicou Rigonato.

Leia mais - Juiz cita periculosidade e mantém preso homem que "plantou" 1 kg de cocaína no carro da ex-namorada em Cuiabá

Thyago teve a prisão em flagrante convertida em preventiva durante audiência de custódia realizada na terça-feira (1º). Na decisão, o juiz Marcos Terêncio Agostinho Pires citou a periculosidade do acusado, o risco de reiteração e a tentativa de fuga durante a abordagem. O magistrado, contudo, determinou o relaxamento da prisão em flagrante especificamente em relação aos crimes de tráfico de drogas e ameaça, por entender que não estavam configuradas as condições legais do flagrante para essas condutas.

O caso foi encaminhado à 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital. Thyago é irmão da advogada Thays Machado, assassinada em Cuiabá, em janeiro de 2023, pelo ex-namorado, Carlinhos Bezerra.

Leia mais - Homem que “plantou” 1 kg de droga no carro da ex é irmão da advogada morta por Carlinhos Bezerra

Demitido da Politec
Após a repercussão da prisão, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) informou que Thyago não possui vínculo funcional com a instituição desde 2022. Conforme a nota, ele foi demitido do cargo de perito oficial criminal em 13 de outubro de 2022, após responder a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

Confira nota:
“A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) informa que Thyago Jorge Machado não possui vínculo funcional com a instituição desde 2022. O ex-servidor foi demitido do cargo de perito oficial criminal em 13 de outubro de 2022, após responder a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).”

Comente esta notícia