Cuiabá, 06 de Novembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
06 de Novembro de 2026

06 de Novembro de 2026, 15h:10 - A | A

POLÍCIA / GATO NA REDE

Dois são presos por furto de energia em concessionária de carros de luxo em Tangará da Serra

Responsável pelo estabelecimento e outro homem foram levados à delegacia após fiscalização encontrar ligação clandestina de energia.

Energisa

Estabelecimento em Tangará da Serra utilizava energia elétrica sem medição de consumo.

Estabelecimento em Tangará da Serra utilizava energia elétrica sem medição de consumo.

DO REPÓRTERMT



Dois homens foram presos por furto de energia em uma concessionária de carros de luxo, nessa quinta-feira (5), em Tangará da Serra (a 212 km de Cuiabá). A irregularidade foi descoberta durante a Operação Energia Limpa, realizada pela Energisa em conjunto com a Polícia Civil.

Durante a fiscalização, as equipes encontraram um transformador conectado diretamente à rede de distribuição, sem medidor para registrar o consumo de energia elétrica.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Os agentes também constataram que outro transformador, pertencente à Energisa e anteriormente instalado no estabelecimento, havia sido retirado do local e estava desaparecido. O equipamento foi localizado na residência de um dos envolvidos e apreendido pela Polícia Civil.

O responsável pela concessionária e o homem que mantinha o transformador em casa foram encaminhados à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), que dará continuidade às investigações.

Furto em mineradora
Um dia antes, na quarta-feira (4), outra fiscalização da Operação Energia Limpa identificou furto de energia em uma mineradora de grande porte, localizada no distrito de Cangas, em Poconé (a 103 km de Cuiabá).

No local, equipes da Energisa, da Polícia Civil e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) encontraram quatro transformadores ligados diretamente à rede de média tensão, sem medição de consumo.

Os equipamentos abasteciam cinco motores, que funcionavam sem que a energia utilizada fosse registrada. Dois responsáveis pela mineradora também foram conduzidos à delegacia.

Após a fiscalização, a instalação elétrica foi regularizada.

O gerente de Combate a Perdas da Energisa Mato Grosso, Luciano Lima, alertou que ligações clandestinas envolvendo equipamentos de grande potência representam riscos à segurança dos trabalhadores e ao fornecimento de energia para a vizinhança.

“Por trás de uma ligação clandestina, existe uma estrutura operando sem passar pelos controles técnicos necessários. [...] É por isso que essas ações precisam ir além de interromper o furto: precisamos corrigir a instalação e atuar com a polícia para apurar as responsabilidades”, afirmou.

Comente esta notícia