facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 04 de Agosto de 2025
04 de Agosto de 2025

04 de Agosto de 2025, 11h:33 - A | A

POLÍCIA / PRENDEU ASSALTANTES

Delegado manda recado à bandidagem: "É uma escolha do criminoso se ele quer vir 'deitado' ou preso"

Bando fortemente armado invadiu agência do Sicredi em Brasnorte e fugiu levando dinheiro e funcionários como reféns.

APARECIDO CARMO
DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT



O delegado Frederico Murta, chefe da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil de Mato Grosso, deu detalhes da mega-operação que resultou na prisão dos seis criminosos responsáveis por um assalto a banco, na semana passada, na cidade de Brasnorte (587 km de Cuiabá).

Conforme o delegado, no momento da abordagem, os criminosos não reagiram e decidiram se render às autoridades.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Não houve resistência. Não houve resistência dessa vez. E a gente sabe que aqui em Mato Grosso esse tipo de ação não é tolerada. Nunca foi e não será. É uma escolha do criminoso se ele quer vir deitado ou se ele quer vir preso”, disse Murta durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (04).

LEIA MAIS - Bando que assaltou Sicredi e fez funcionários reféns é preso em Rondônia

Conforme o delegado, logo após o crime, as forças de segurança do estado foram mobilizadas para a região do assalto, em uma agência da cooperativa Sicredi. Além dos policiais de Cuiabá, foram deslocados agentes da Delegacia Regional de Tangará da Serra, que ajudaram nas investigações, que avançaram pela madrugada.

“Passamos a fazer a varredura do local, estabelecemos perímetro e madrugada adentro foram realizadas as buscas nos pontos estratégicos que nós havíamos identificado.Nas primeiras horas da sexta-feira, juntamente com as equipes dos levantamentos de inteligência da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), nós conseguimos identificar que um dos veículos utilizados pelos criminosos havia se deslocado no sentido do município de Vilhena, no estado de Rondônia”, explicou.

Imediatamente, as forças se deslocaram para a cidade de Comodoro, cidade mato-grossense próxima à capital do estado vizinho. De lá, os investigadores conseguiram identificar onde os criminosos estavam escondidos, um hotel da região, e foi traçada a estratégia para abordagem do bando.

“Substituímos viaturas, tomamos cuidado para não sermos identificados no outro estado e conseguimos deslocar até lá. Fizemos o cerco até o hotel. Nós conseguimos identificar o quarto, quarto de número 13, onde os indivíduos estavam escondidos”, explicou o delegado. Contudo, um funcionário do estabelecimento ajudou os criminosos a fugir pela saída dos fundos.

As equipes da Gerência de Combate ao Crime Organizado retomaram os levantamentos e investigações e conseguiram identificar um segundo endereço, na mesma cidade de Vilhena, onde os bandidos poderiam estar escondidos.

Cercados, os bandidos foram abordados e presos sem resistência contra os agentes de segurança.

 

 

LEIA MAIS - VÍDEO: Bandidos roubam banco no interior de MT e fogem com reféns

O assalto

Por volta das 14h da última quinta-feira (31/07), quatro homens fortemente armados invadiram a agência bancária e levaram uma grande quantidade de dinheiro em espécie. O valor total levado pelos criminosos não foi divulgado.

Fortemente armados, os bandidos utilizaram uma Hilux para fugir e levaram duas pessoas como reféns. Eles seguiram em direção à cidade de Juína e libertaram os reféns no percurso, sendo o primeiro liberado a cerca de 3 km de Brasnorte e o segundo a quase 10 km de Brasnorte.

No final da tarde do mesmo dia, a Polícia Militar conseguiu encontrar a caminhonete abandonada a cerca de 11km da saída de Brasnorte, sentido Juína.

Mais de 100 policiais estavam empenhados na busca pelos bandidos. Atuaram nas prisões agentes da Polícia Civil, do Bope, Ciopaer, Força Tática e outras unidades da PM, além da força de segurança do Estado de Rondônia.

Comente esta notícia