DO REPÓRTER MT
Bando responsável por desmatamento no interior da Terra Indígena Menkü, habitada pelo povo Myky, foi alvo da Operação Mykyara, deflagrada pela Polícia Federal, nesta quarta-feira (13).
Os bandidos, que não tiveram a identidade revelada, são responsáveis pela receptação da madeira extraída ilegalmente da Terra Indígena. Além da PF, a ação conta com o apoio de servidores do Ibama e da Funai.
A investigação teve início a partir de denúncia anônima registrada na plataforma Fala.BR, relatando a exploração sistemática de madeira na área protegida. Por meio de análises de imagens de satélite, constatou-se que, somente no ano de 2024, a exploração ilegal resultou no corte seletivo de 1.142,88 hectares de floresta nativa.
Além dos danos ambientais, o inquérito apura grave ocorrência de ameaça perpetrada por madeireiros contra mulheres indígenas que se opuseram às atividades ilícitas, colocando em risco sua integridade física e vida.
Os investigados poderão responder pelos crimes de desmatamento de terra de domínio público, receptação de madeira sem origem e associação criminosa.