facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 01 de Julho de 2025
01 de Julho de 2025

12 de Janeiro de 2015, 15h:16 - A | A

POLÍCIA / VIROU ROTINA

Agentes descobrem túnel em cela do Raio 1 do Pascoal Ramos; Politec deve medir túnel

Cela abrigava presos com mandados de prisão preventiva e temporária.

JOÃO RIBEIRO
DA REDAÇÃO



Um túnel, ainda não medido, foi encontrado dentro de uma cela do Raio 1 da Penitenciária Central do Estado (PCE). A localização ocorreu na manhã desta segunda-feira (12). A ala concentra detentos com mandados de prisão preventiva e temporária.

Ao RepórterMT, o diretor da unidade prisional, Roberval Barros, explicou que agentes penitenciários realizavam uma fiscalização no Raio 1, quando flagraram alguns presos escavando o túnel.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

De imediato, Roberval afirmou que iniciou uma operação na penitenciária retirando todos os presos do Raio1 para fazer uma contagem e revistar nas celas. “Neste momento estamos fazendo uma varredura nas celas para tentar localizar as ferramentas usadas na escavação e outros materiais proibidos”, destacou.

Roberval destacou que ainda não foi possível saber quantos presos participavam do plano de fuga e nem as medições do túnel. “Estamos esperando agentes da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) para medir o buraco”, falou. De acordo com o diretor, os presos identificados no crime serão punidos, ficando sem visitas.

A Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) deve abrir um procedimento administrativo para apurar se não houve facilitação de algum servidor da PCE.

VIROU ROTINA

Somente em 2014, a PCE registrou três tentativas de fuga e quatro fugas. Em um dos casos, a Polícia Militar abortou um plano, prendendo o bandido Jeferson Pereira de Jesus, de 26 anos, com pistolas, espingarda calibre 12 e 20 quilos de explosivo. 

A PCE abriga cerca de 1.700 detentos divididos em cinco raios. No fim do ano, a SEJUDH informou que está treinando filhotes de ganso, também conhecidos como ‘gansos sinaleiros’, para coibir possíveis tentativas de fuga. Já que os bichos emitem sons, quando percebem qualquer movimentação diferente do que estão acostumados. O sinal alertaria os agentes que impediria a ação criminosa.

Comente esta notícia

DIFICIL 12/01/2015

Quando encontra classificam como rotina; quando ocorre a fuga são relapsos. custa enaltecer o ótimo serviço feito à sociedade? O preso/apenado/custodiado/reeducando pensa em fugir 24 horas do dia. Cabe salientar que já estamos em 2015 e essa é só a primeira tentativa. Vocês escrevem parecendo querer que o pior aconteça.

positivo
0
negativo
0

1 comentários