facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 07 de Outubro de 2025
07 de Outubro de 2025

07 de Outubro de 2025, 11h:01 - A | A

PODERES / BEBIDAS ADULTERADAS

VÍDEO: Mauro diz que o governo está em alerta total por surto de metanol e pede que a população denuncie suspeitas

Todas as forças de fiscalização e vigilância estão mobilizadas para prevenir possíveis ocorrências em território mato-grossense. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo número 181.

GUSTAVO CASTRO
KARINE ARRUDA
DO REPÓRTERMT



O governador Mauro Mendes (União) afirmou que o Governo de Mato Grosso está em alerta total diante dos casos de intoxicação por metanol registrados em outros estados do país. Segundo ele, todas as forças de fiscalização e vigilância estão mobilizadas para prevenir possíveis ocorrências em território mato-grossense.

O governo está em alerta total, as forças de segurança, o Procon, todas as nossas unidades estão devidamente orientadas pela Secretaria. Nós pedimos ao cidadão que através do 181, que é o canal de denúncia anônima, que ele possa, tendo alguma evidência, algum fato suspeito, denunciar e seguramente nós iremos fiscalizar com as nossas unidades pertinentes para proteger o cidadão e o consumidor mato-grossense”, declarou o governador nesta segunda-feira (6).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais - Secretaria de Saúde descarta intoxicação por metanol em Mato Grosso; mulher foi internada

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) descartou o caso suspeito de intoxicação por metanol em Peixoto de Azevedo (a 691 km de Cuiabá), após análise técnica do prontuário e dos exames laboratoriais da paciente.

O alerta foi emitido no sábado (4), quando Mato Grosso chegou a ser citado no boletim do Ministério da Saúde. O caso envolvia uma mulher de 37 anos que deu entrada no pronto atendimento da cidade com sintomas como turvação visual, confusão mental e instabilidade motora. Ela foi transferida para um hospital da região, onde exames confirmaram que não havia presença de metanol.

Por determinação do Ministério da Saúde, ocorrências suspeitas de intoxicação por metanol são tratadas como eventos de saúde pública de importância nacional, com notificação compulsória.

Na última semana, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) emitiu um Comunicado de Risco aos profissionais de saúde de Mato Grosso, reforçando os protocolos de diagnóstico e tratamento, devido ao surto registrado em São Paulo, relacionado ao consumo de bebidas adulteradas.

O governo estadual reforçou que todas as unidades de vigilância, segurança e fiscalização seguem em alerta, com ações integradas entre a SES, Procon e forças de segurança para garantir a proteção da população.

Veja vídeo:

Comente esta notícia