Cuiabá, 11 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
11 de Setembro de 2026

03 de Fevereiro de 2017, 15h:30 - A | A

PODERES / LICITAÇÃO DE R$ 712 MILHÕES

TCE intima secretários a explicarem falhas em contrato de iluminação

Secretário de Gestão, Rafael Cotrim, e o de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa precisam entregar uma série de documentos ao tribunal

Reprodução

José Roberto Stopa e Rafael Cotrim.

José Roberto Stopa e Rafael Cotrim.

CELLY SILVA
DA REDAÇÃO



O conselheiro Luiz Carlos Pereira, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), mandou intimar os secretários Rafael Cotrim e José Roberto Stopa, das pastas de Gestão e Serviços Urbanos de Cuiabá, para que eles deem explicações sobre irregularidades no processo de aprovação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública da Capital.

O contrato da PPP firmado pela Prefeitura de R$ 712 milhões.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

 

Os dois secretários têm cinco dias para fornecer cópias do Processo Administrativo Deliberativo Prévio do Comitê Gestor do Programa PPP/Cuiabá, do Processo de Chamamento Público para Manifestação de Interesse nº. 01/2015, do Processo Licitatório da Concorrência Pública 01/2016, do Contrato de PPP, do Processo de Despesa, Empenho, Liquidação e Pagamento da execução contratual, do Contrato de Prestação de Serviço de Manutenção/Reparo da rede de iluminação pública municipal.

O conselheiro também quer acesso ao relatório da receita pública oriunda de Contribuição de Iluminação Pública e ao Relatório do controle físico-financeiro da perda ou depreciação dos bens públicos afetos à iluminação pública, referentes aos últimos cinco anos.   

Os secretários e o consórcio também foram notificados a prestar esclarecimentos sobre um recurso do Ministério Público de Contas, que apontou desproporcionalidades e violações no processo de licitação da empresa que vai gerir a iluminação pública em Cuiabá.

O prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), apesar de não ter participado do processo de escolha da empresa, também será notificado a acompanhar o andamento do recurso e também prestar esclarecimentos, caso assim deseje.

Entenda o caso

O Ministério Público de Contas do Estado impetrou um Recurso Ordinário contra os secretários e contra o Consórcio Cuiabá Luz, ganhadora da concorrência pública nº 01 realizada no final do ano passado, com o objetivo de habilitar empresa para gerir o serviço de iluminação publicação em Cuiabá.

O consórcio é formado pelas empresas FM Rodrigues e Cia, Cobrasin Brasileira e Sativa Engenharia.

De acordo com análise feita pela Secretaria de Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia (Secex de Obras), existem indícios de ilegalidade, ineficiência e antieconomicidade no edital que deu origem ao contrato.  

“Ainda na visão técnica, o 'perigo da demora' associa-se, neste caso, à oportunidade de se evitar a consumação de um negócio jurídico que poderá ser desfeito”, destacou o conselheiro em sua decisão.  

Leia também:

Baianos vencem licitação para trocar toda iluminação antiga de Cuiabá

Baianos e mineiros disputam licitação milionária da nova iluminação de Cuiabá

Justiça autoriza retomada de licitação para conceder serviço de iluminação pública em Cuiabá

Comente esta notícia

Marcos 03/02/2017

Verdade tem que ser transparente e mostrar todos documentos

positivo
1
negativo
1

Os Matogrossenses 03/02/2017

Parabéns Conselheiro Luiz Carlos!!!!!!! Exija estes documentos a estes secretários de Cuiabá!!!! Precisamos de Transparência!!!!!

positivo
1
negativo
0

2 comentários