facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Julho de 2025
12 de Julho de 2025

10 de Julho de 2025, 10h:45 - A | A

PODERES / TARIFA DE 50%

Políticos de MT culpam Lula e o STF por taxa de Trump sobre o Brasil: "Deixamos de ser um País amigo"

Parlamentares falam em perseguição da oposição e risco à democracia no Brasil.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



Os parlamentares de direita da bancada mato-grossense no Congresso Nacional responsabilizaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Supremo Tribunal Federal (STF) pela decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em aplicar uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros importados por aquele país.

A medida foi anunciada nessa quarta-feira (09). Em uma carta dirigida a Lula, Trump alegou que Bolsonaro e seus apoiadores são vítimas de uma caça às bruxas, que a Justiça brasileira persegue as plataformas de mídias sociais americanas e que as relações comerciais entre os dois países são desvantajosas para os EUA.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Em uma rede social, o senador Wellington Fagundes disse que o presidente Lula é o responsável pela aplicação da medida, por ter politizado as relações entre os dois países e atacado os Estados Unidos.

LEIA MAIS - Trump impõe tarifa de 50% a produtos do Brasil

Fagundes disse que o Senado precisa ficar em alerta para a situação e chegou a sugerir a suspensão do recesso parlamentar.

“Esse não é momento de discurso ideológico, é hora de responsabilidade! Precisamos trabalhar, sem recesso, para proteger o Brasil de uma crise comercial criada por erro diplomático do próprio governo”, afirmou.

O deputado federal José Medeiros (PL), afirmou que o governo Lula errou ao se aproximar do Irã e do Hamas, e de ditadores como Nicolas Maduro, Daniel Ortega e Gustavo Petro.

“Eles vão insistir na retórica de que a culpa é de Bolsonaro, de Eduardo, mas, na verdade, a culpa é da política externa desastrosa do atual governo”, pontuou Medeiros.

“O Brasil deixou de ser um país amigo aos olhos dos americanos”, acrescentou.

A deputada federal Coronel Fernanda (PL) disse que Trump deu recados ao Governo Lula, que os ignorou. Para a parlamentar, o Brasil não vive mais um regime democrático.

LEIA MAIS - Trump fala em vergonha internacional, elogia Bolsonaro e justifica super taxa

“Tudo isso é fruto de uma ditadura disfarçada, que sufoca a liberdade e afasta aliados. Chega de ditadura! O Brasil precisa voltar a ser respeitado”, disse.

O deputado federal Rodrigo da Zaeli (PL), pontuou que a medida é consequência da perseguição que a oposição a Lula vem sofrendo no país por parte do Judiciário. Ele responsabilizou o STF e o Partido dos Trabalhadores pela deterioração nas relações diplomáticas entre os dois países.

“A culpa é do STF e do PT. Trump anunciou a imposição de tarifas ao Brasil para combater a perseguição que o Poder Judiciário faz contra a direita e Bolsonaro. O recado está dado: parem de nos perseguir!”, escreveu em uma rede social.

Conforme o governo americano, a medida deverá entrar em vigor no dia 1º de agosto.

Comente esta notícia

blairo 11/07/2025

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

positivo
0
negativo
0

Neto 10/07/2025

e existe algum país amigo de donald trump..? o cidadao sacaneou a europa, a china,a russia....etc queria tomar a groenlandia...o canal do panama...o canadá...etc

positivo
5
negativo
1

Cidadão indignado 10/07/2025

Este cachorrinhos de americanos chamado de parlamentar tem focar em nossa nação e para de lamber ovo de trump.

positivo
5
negativo
1

Roberto 10/07/2025

Uai, mas não foi o Flavio que foi pedir isso, como é culpa do Lula, esses políticos são uma vergonha mesmo.

positivo
10
negativo
1

everaldo 10/07/2025

Trump será o maior e melhor cabo eleitoral da esquerda. Pode dar adeus à Presidência seus extremistas da direita. Deus queira que os eleitores de MT caiam na realidade e despachem esses adoradores de mito para o ostracismo.

positivo
6
negativo
1

Pedro 10/07/2025

No primeiro mandato do Trump o Brasil se abraçou com os USA e não ganhamos nenhuma vantagem. Esses parlamentares são um bando de cachorrinhos dos americanos e um patriotas muito dos sem vergonhas. População evoluída faz igual no Canadá. Quando o Trump investiu pra cima dele, a população voluntariamente parou de comprar produtos de origem dos USA. Temos que amar mais o nosso país

positivo
7
negativo
2

Valério 10/07/2025

Quem vai pagar esse prejuízo, quero que alguém me responda??? Agora cade ??

positivo
4
negativo
0

Adorador de Trump 10/07/2025

Brasileiros \'invadem\' perfil de Trump e dominam comentários: \'Deixe o Brasil em paz\' Após enxurrada de brasileiros na página, o presidente americano restringiu os comentários em suas postagens.

positivo
5
negativo
1

JORGE LUIZ 10/07/2025

Infelizmene chegou a conta e não é tudo, o que precisa é o Presidente Trum informar detalhadamente e isso ele tem como é porque o da MISSÃO DADA MISSÃO CUMPRIDA! Tá tudo errado des de a soltura do Descondenado.

positivo
4
negativo
2

Wilma Comim 10/07/2025

A culpa não é de lula nem do STF. Tudo são consequências do impedimento das investigações das famigeradas rachadinhas. Acorda Brasil!

positivo
7
negativo
1

10 comentários