facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 02 de Agosto de 2025
02 de Agosto de 2025

11 de Janeiro de 2023, 10h:59 - A | A

PODERES / TENSÃO

Moraes determina prisão e multa a quem bloquear vias em manifestações nesta quarta

Em Cuiabá, manifestação ocorre na Praça das Bandeiras, às 18h

DO REPÓRTER MT



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que as autoridades públicas de todo o país impeçam qualquer tentativa de bloqueio de vias públicas ou rodovias, nas manifestações previstas para todo o país nesta quarta-feira (11). Em Cuiabá, o ato ocorre na Praça das Bandeiras, às 18h.

Moraes também proibiu bloqueios ou invasões que interrompam o tráfego em prédios públicos ou o acesso a esses edifícios.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A decisão prevê multa de R$ 20 mil para pessoas físicas e de R$ 100 mil para empresas que descumprirem essas ordens.

O despacho diz ainda:

> que autoridades locais devem prender em flagrante quem ocupar e obstruir vias urbanas ou rodovias, ou quem invadir prédios públicos;
> que as autoridades devem identificar os veículos usados nos atos e seus proprietários, e bloquear o uso desses veículos;
> que o aplicativo de mensagens Telegram deve bloquear canais e perfis ligados à convocação de atos.

Na decisão, Moraes afirma que a convocação de novos atos é um "evidente desdobramento" dos movimentos de domingo (8), em Brasília, e aponta para a "existência de uma organização criminosa voltada ao ataque à democracia".

Ele voltou a citar que os atos dos últimos dias só puderam ocorrer com a conivência do poder público.

"A existência de uma organização criminosa, cujos atos têm ocorrido regularmente há meses, no Distrito Federal e em diversos outros Estados, é um forte indício da conivência e da aquiescência do Poder Público com os crimes cometidos, a revelar o grave comprometimento da ordem pública e a possibilidade de repetição de atos semelhantes caso as circunstâncias permaneçam as mesmas, circunstância que pode se repetir em todo o território nacional, caso as autoridades locais não adotem as providências devidas." (Com informações TV Globo e GloboNews)

MANIFESTAÇÕES

Na convocação para os atos de hoje, os organizadores chamam os apoiadores para uma "mega manifestação nacional pela retomada do poder". Uma lista das capitais com os respectivos locais dos atos circula nas redes sociais. Veja:

Reprodução

manifestaçao bolsonaro

 

Comente esta notícia