facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Dezembro de 2024
05 de Dezembro de 2024

29 de Outubro de 2024, 12h:34 - A | A

PODERES / ESCOLHA TÉCNICA

Médica aceita convite para comandar a Saúde e é primeira secretária definida por Abilio Brunini

Prefeito eleito disse que secretariado será técnico e descartou indicações políticas.

VANESSA MORENO
DO REPORTÉR MT



O prefeito eleito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) confirmou na manhã desta terça-feira (29) a primeira secretária do seu staff. Trata-se da médica pediatra Lúcia Helena Barboza Sampaio, que aceitou o convite para assumir a Secretaria Municipal de Saúde.

“É uma pessoa que admiro muito, respeito muito o trabalho dela, acredito que ela tem um histórico de vida com a saúde pública de Cuiabá, em especial também no Conselho Regional de Medicina (CRM) e vai poder somar muito com a gente”, disse Brunini em entrevista coletiva na Câmara de Cuiabá.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O convite para que Lúcia Helena pudesse compor o novo secretariado municipal foi feito logo após a vitória de Abilio no segundo turno, que ocorreu no domingo (27). A médica é o único nome divulgado até o momento e os demais, segundo o prefeito eleito, ainda não foram escolhidos.

LEIA MAIS: VÍDEO: Abilio quer a médica Lúcia Helena Sampaio como secretária de Saúde

“Os demais nomes eu acredito que é ideal que eu tome essa decisão com o tempo até porque ninguém vai ser secretário agora, vai ser secretário a partir do dia 1º de janeiro de 2025. É importante que você conheça bem, converse bem, tenha um bom relacionamento e a partir de uma boa compatibilidade de dados a gente consiga estabelecer esses nomes”, declarou.

Abilio explicou que a escolha do seu secretariado será com base nas qualificações técnicas e no currículo de cada nome e descartou a gerência política e a indicação de vereadores em secretarias, exceto na Secretaria de Governo, que exige uma gestão política que construa uma relação com os deputados federais e estaduais e com os senadores.

“Eu deixei claro desde o primeiro momento que o secretariado será técnico e partir dos seus currículos e sua competência. Haverá espaço político dentro da gestão? Sim! A exemplo a Secretaria de Governo, uma secretaria de relações políticas. Nós também gostaríamos de construir uma relação política com Brasília, então provavelmente a gente vai tentar fazer uma secretaria que tenha essa iniciativa de buscar recursos com os deputados federais, deputados estaduais e também com o senado”, garantiu Brunini. 

Comente esta notícia

Jonas 30/10/2024

Acredito que a qualificação técnica necessária para assumir essa pasta seria na área de gestão piblica aplicada à área da saude. Ser médico não significa ser competente em administrar. Mas pior q tá, não fica.

positivo
0
negativo
0

1 comentários