EUZIANY TEODORO
DO REPÓRTER MT
O governador Mauro Mendes (União Brasil) deve licenciar do Executivo na próxima sexta-feira (10) para acompanhar a primeira cirurgia de sua esposa, a primeira-dama Virginia Mendes, em São Paulo. O vice, Otaviano Pivetta, assume o cargo. Ainda não se sabe por quanto tempo Mauro vai ficar fora do cargo.
Virginia, que já apresenta um quadro delicado de saúde há alguns anos, terá que passar por um novo tratamento na capital paulista. A previsão é que ela passe por uma cirurgia na segunda-feira (13).
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Em entrevista na semana passada, Mauro confirmou que existe um diagnóstico "preocupante" e que, no momento certo, haverá um pronunciamento oficial a respeito.
“Ela está em casa, por enquanto. Tivemos uma série de consultas, exames e um diagnóstico foi fechado, mas espero um pouquinho mais. A gente vai, claro, ter que falar clara e objetivamente sobre isso, mas eu peço a compreensão, porque ainda, por alguns fatores ligados a ela e à saúde dela, e principalmente a um diagnóstico final lá (em SP), vamos aguardar um pouquinho mais”, disse.
O estado de saúde da primeira-dama, assim como a licença oficial do governador, deixa em suspenso a decisão de Mauro se vai concorrer ou não à reeleição. O grupo político acredita que ele se mantenha na disputa.
Leia mais - Mauro evita detalhes sobre saúde de Virginia: 'Ainda dói muito em nós'
De acordo com o senador Wellington Fagundes (PL), a própria Virginia tem estimulado Mauro a viajar ao interior, continuar entregando obras e recursos e a manter uma agenda com vistas a montar seu possível projeto de reeleição.
"O mais importante é que ele está emocionalmente equilibrado. Ele me disse, inclusive, que a própria Virginia tem estimulado a ele estar no interior para inaugurar, lançar obras. Então, eu tenho certeza que é pegar na mão de Deus, acreditar, ter fé e a Virginia vai sair disso e, claro, o governador terá o equilíbrio suficiente para continuar tocando Mato Grosso com tantas obras, com tantas inaugurações e principalmente atendendo o social também", afirmou.
Saúde frágil - Virginia enfrenta problemas de saúde há anos. Em 2014, passou por um transplante de rim, sendo que o doador foi o próprio Mauro Mendes. Desde então, faz acompanhamento médico constante.
Há algumas semanas, quando estava em São Paulo, passou mal e precisou ser internada, momento em que muitos exames e consultas foram feitos. A partir daí, um novo diagnóstico surgiu, mas ainda não foi comunicado oficialmente pelo casal.