APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
O governador Mauro Mendes chamou de crime a ausência de médicos nas unidades da atenção secundária em Cuiabá neste final de semana, que deixou centenas de pessoas sem atendimento.
“Orientei a equipe da intervenção que possa apurar preliminarmente e encaminhar ao Ministério Público para abrir, se for o caso, investigação, porque é um crime faltar com o atendimento na saúde, principalmente por parte dos médicos e da empresa”, afirmou o governador, em entrevista nesta segunda-feira (17).
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Segundo o Gabinete de Intervenção do Estado na Saúde de Cuiabá, a população ficou sem atendimento na UPA do bairro Verdão e na Policlínica do bairro Coxipó, onde nenhum médico compareceu para cumprir o plantão. Já nas policlínicas do Planalto e UPA da Morada do Ouro, o atendimento foi prejudicado, porque mais da metade dos médicos faltou.
Mauro pediu que a interventora Danielle Carmona faça uma investigação preliminar do que levou à falta de médicos e, posteriormente, encaminhe denúncia ao Ministério Público.
“Eu pedi uma rigorosa apuração, se tiver negligência da empresa ela tem que ser penalizada e, se tiver negligência dos profissionais, eles terão que ser penalizados”, disse.
Leia mais - Gabinete de Intervenção notifica empresas por falta de médicos em unidades de saúde
Para o governador, a situação de caos em que a saúde de Cuiabá se encontra não é novidade. Inclusive a falta de médicos é recorrente há anos.
“Esse final de semana ou há muitos anos está faltando médicos? Há muitos anos está faltando e, assim como há vários e vários anos está faltando médicos na rede municipal, neste fim de semana, lamentavelmente, em uma das nossas unidades os médicos estavam na escala, a empresa está contratada para fornecer, a empresa liberou a escala e os médicos não apareceram.”
O Gabinete de Intervenção já identificou e denunciou empresas e funcionários terceirizados que estariam boicotando os trabalhos do Estado na Saúde de Cuiabá. Apesar de evitar colocar a situação do fim de semana no mesmo “pacote”, Mauro quer “rigorosa apuração” dessa possibilidade e promete “desdobramentos”.
“Eu disse semana passada que já foram identificados e estamos tomando providências com relação a esses boicotes e, nesse caso especifico, pedi rigorosa apuração. Eles estão fazendo e vamos ter desdobramentos”, concluiu.












