Cuiabá, 29 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
29 de Setembro de 2026

29 de Setembro de 2026, 17h:20 - A | A

POLÍTICA / TIRO NO PÉ

Medeiros alega fala fora de contexto, mas áudio na íntegra mantém referência a eleitor que “bebe detergente”; ouça

Gravação mostra que candidato usou a expressão ao explicar por que temia perder votos se aparecesse ao lado de Janaina Riva.

Reprodução

Medeiros alegou que declaração foi retirada de contexto; gravação completa mostra referência aos próprios eleitores ao tratar de aproximação com Janaina.

Medeiros alegou que declaração foi retirada de contexto; gravação completa mostra referência aos próprios eleitores ao tratar de aproximação com Janaina.

DO REPÓRTERMT



O deputado federal e candidato ao Senado José Medeiros (PL) alegou que a declaração sobre seu eleitor “orar para alienígena e beber detergente” foi retirada de contexto. A gravação completa, porém, mostra que ele usou a expressão para descrever o próprio eleitorado enquanto explicava o receio de perder votos ao aparecer ao lado de Janaina Riva (MDB).

Na mensagem de aproximadamente 1 minuto e 29 segundos, dirigida ao prefeito de Diamantino, Chico Mendes (União), irmão do ministro Gilmar Mendes, Medeiros comenta a disputa ao Senado e sua resistência à aproximação com a emedebista.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

“Você sabe que o meu eleitor é aquele eleitor que ora pra alienígena e bebe detergente, né?”, afirma.

A sequência da conversa esclarece a referência: Medeiros argumenta que esse eleitor poderia abandoná-lo caso o visse abraçado com Janaina. “Ele me larga”, declara, antes de citar Galvan e Mauro como possíveis destinos dos votos.

“Então, eu não preciso atacar Janaina, mas eu não posso estar abraçado, eu não posso estar na foto, né?”, acrescenta.

O conteúdo completo mostra, portanto, que a frase divulgada no trecho de 11 segundos estava inserida em uma avaliação sobre o comportamento de seus próprios eleitores. A continuação explica o cálculo eleitoral do candidato e mantém a associação feita por ele entre seu eleitorado e as expressões “alienígena” e “detergente”.

Na mesma mensagem, Medeiros avalia que Janaina provavelmente vencerá a eleição e elogia sua desenvoltura. Também afirma que não poderia atacá-la por ela ser nora do senador Wellington Fagundes (PL).

A justificativa

Após a repercussão do trecho publicado pelo RepórterMT, Medeiros reconheceu a declaração, mas alegou que o áudio havia sido editado e retirado de contexto. Em vídeo, classificou o comentário como uma brincadeira antiga e afirmou que não pediria desculpas.

“Se você me conhece, sabe mesmo que eu faço piada o tempo todo”, justificou.

A gravação integral acrescenta o contexto político da conversa, mas não apresenta uma correção da frase nem uma indicação de que Medeiros estivesse se referindo ao eleitorado de outro candidato. É ao explicar sua preocupação com a perda de apoio que ele emprega a expressão sobre quem vota nele.

Ouça o áudio completo.

Comente esta notícia