EUZIANY TEODORO
DAFFINY DELGADO
O governador Mauro Mendes (União) assinou nesta sexta-feira (22), em Cuiabá, parcerias com os ministros de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e Paulo Teixeira, ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Governo Lula (PT). “Precisamos dar as mãos para trabalharmos juntos, unidos em prol do cidadão brasileiro e de Mato Grosso”, afirmou o governador.
As parcerias assinadas são voltadas ao combate à fome e à inserção e qualificação de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho. O evento ocorreu no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, durante visita dos ministros à capital mato-grossense.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Em coletiva à imprensa após o evento, o ministro Paulo Teixeira destacou que as eleições já acabaram e que vê o potencial de Mato Grosso como essencial para o Brasil.
“O que nós queremos aqui é uma parceria para ajudar o povo do Mato Grosso. Governo Federal e Governo Estadual. As eleições já acabaram. Agora temos que governar a favor do nosso povo, não é isso? E nesses quatro anos nós queremos trabalhar juntos, em favor do nosso povo. A gente vem se entrosando, a partir das áreas afins, para trazer o melhor para o Mato Grosso, que é um Estado muito poderoso, é o líder de produção de grãos do nosso país”, destacou o ministro.
O Governo de Mato Grosso aderiu ao Plano Brasil Sem Fome. Também foi assinado Protocolo de Intenções que visa promover a inclusão socioeconômica das pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), “por meio da oferta de ações de apoio à inserção ao mundo do trabalho”.
Entre as ações que serão trabalhadas em parceria está o programa SER Família Capacita, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes.
“Nós precisamos entender que os programas, eles podem sim se complementar e eles podem trabalhar de forma particular. O que nós temos que garantir é que o cidadão que esteja em alguma situação de vulnerabilidade, ele tem a assistência do Estado, seja a União, seja o Estado, seja o município. A assistência social é tripartite, é um dever de todos no setor público. Ela é uma política financiada pelo Governo Federal, Governo do Estado e executada pelo município”, afirmou Mauro Mendes.