DA REDAÇÃO
A Secretaria Estadual de Cultura vai permanecer no prédio da antiga Agecopa, de propriedade da Prefeitura de Cuiabá, após o prefeito Emanuel Pinheiro pedir que a pasta saísse do imóvel. A decisão é do juiz Emerson Luis Pereira Cajango, da Primeira Vara Especializada da Fazenda Pública da Capital, que negou o pedido de urgência feito pela Prefeitura.
O Governo, por sua vez, que declarou utilidade pública ao local, onde funciona também uma galeria de arte.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O espaço, localizado na Avenida Lavapés, no bairro Duque de Caxias, é ocupado pelo Estado há cerca de dez anos. Em 2012 passou a ser sede da Agecopa e, posteriormente, da Secopa. Em 2015, quando o governador Pedro Taques assumiu o mandato, virou sede da Secretaria de Cultura.
Em julho deste ano, a Prefeitura notificou o Governo para que desocupasse o imóvel. A intenção de Emanuel era instalar a Secretaria dos 300 anos de Cuiabá e outras três repartições. Porém, não houve consenso entre os gestores para a cessão definitiva do espaço.
O procurador-geral do Estado, Rogério Gallo, pontuou que o Estado investiu, em valores atuais, cerca de R$ 2 milhões no local onde funciona a Secretaria.
“É um prédio muito moderno e não seria justo devolver o espaço, em detrimento da galeria de arte, para implantar repartições públicas. Por isso, o governador tomou a decisão de desapropriar o imóvel”, explicou.















