facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 21 de Junho de 2024
21 de Junho de 2024

07 de Dezembro de 2022, 15h:47 - A | A

PODERES / SAIU PELA CULATRA

Após dissolver Congresso, presidente do Peru é destituído e preso

Vice Dina Boluarte assumirá a presidência ainda nesta quarta-feira (7)

DO REPÓRTER MT



De acordo com o jornal "El Comércio", o presidente Pedro Castillo foi detido. Ele saiu do Palácio de Governo e foi levado à sede da prefeitura de Lima.

A TV peruana mostrou Castillo e sua família deixando o palácio de governo. Além dele, estavam a mulher, Lilia Paredes, os filhos e a cunhada. Eles foram detidos quando estavam retirando seus pertences em sacolas.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Alvo do 3º processo de impeachment e isolado politicamente, Pedro Castillo anunciou a dissolução do Congresso e convocou novas eleições.

A decisão, prevista em lei para algumas situações, foi amplamente condenada pelas autoridades do país. A Suprema Corte a chamou de 'golpe de Estado'.

As Forças Armadas consideraram a medida de Castillo ilegal, porque não cumpriu exigências previstas na Constituição.

O Congresso, de maioria opositora, ignorou a ordem de dissolução e destituiu Castillo horas depois. O Congresso, considerou o presidente "permanente incapacidade moral".

A vice-presidente do Peru, Dina Boluarte, foi convocada para assumir a presidência. Ela deve ser empossada às 15h de Lima (17h de Brasília).

O Ministério Público do Peru anunciou que vai tomar ações legais após os decretos do presidente do Peru, que mandou fechar o Congresso.

Em um vídeo, os procuradores Patricia Benavides, Zoraida Ávalos, Pablo Sánchez e Juan Carlos Villena afirmaram que o presidente tentou dar um golpe de Estado e que nenhuma autoridade pode se colocar acima da Constituição.

"O Ministério Público adotará as ações legais correspondentes frente à quebra da ordem constitucional", disse Benavides. (Com informações do G1)

Comente esta notícia

FENIX 07/12/2022

É UM ALERTA PARA AQUELES QUE TENTAM A TODO CUSTO DESASTRAR A DEMOCRACIA BRASILEIRA. AQUELES QUE LADRAM COMO CACHORRO LOCO XINGANDO STF, SENADO, CÂMARA E TSE. QUE SAI AS RUAS EM MOTOCIATAS COM UM BANDO DE LOUCOS GRITANDO ASNEIRAS CONTRA OS PODERES INSTITUIDOS. QUE ANDA DE JET SKY EM DIAS NORMAIS DE TRAMPO NÃO SE PREOCUPANDO QUE É FUNCIONÁRIO PÚBLICO. A PRISÃO DESSE PRESIDENTE É UM PRESSÁGIO PARA ESSA GENTE.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1