VANESSA MORENO
APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que os alunos da rede municipal de ensino que não atingirem a nota mínima exigida para aprovação serão reprovados. A declaração foi feita durante uma crítica ao modelo de progressão continuada, também conhecido como ensino ciclado, que permite a aprovação automática de estudantes em determinados ciclos. Segundo o chefe do Executivo municipal, o sistema atual tem levado alunos a avançarem de série sem aprender.
“Aqui no município de Cuiabá, o aluno que não tiver a nota adequada vai reprovar. No município de Cuiabá as notas serão de 0 a 10 e, se não tirar o mínimo recomendado, não vai passar de ano. Nós vamos cobrar a melhoria da qualidade de ensino”, disse o prefeito na manhã dessa terça-feira (29).
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
À imprensa, Abilio citou que 50% de alunos da rede municipal que passam da quinta série sem aprender conteúdos básicos de português e matemática. O prefeito afirmou ainda que não irá aceitar esse cenário durante a sua gestão.
“Eu não consigo aceitar que o município de Cuiabá tenha 50% dos seus alunos que consigam sair do quinto ano qualificado, sem saber o básico de matemática, o básico de português. Não pode só cobrar direitos, tem que aplicar os deveres também”, ressaltou.
Por fim, Abilio se absteve de encontrar culpados pela qualidade de ensino na capital, atribuindo a situação ao sistema educacional que não cobra resultados.
“Isso não é culpa só do professor, do diretor ou secretários, mas sim de todo um sistema de educação que não avalia, que não qualifica, que não cobra resultados”, concluiu.
Elza Gomes Silva Cardoso 30/07/2025
Não vamos generalizar. Existem gestores e \"gestores\".Na escola em que trabalho a vida é tal como ela se apresenta. Não mascaramos os resultados e temos sim, todos os materiais necessários para desenvolver um bom trabalho. O que falta, na maioria dos casos, é o comprometimento das famílias em trazer as crianças para a escola e acompanhar de perto o processo de aprendizagem de seus filhos. Com a possibilidade de reprovação, acredito que isso também irá melhorar. Obrigada Abílio por reconhecer que não somos os únicos culpados.
ANA LUZIA TIMO MANFIO 30/07/2025
HOMESCHOOLING! QUEM PRECISAR DEPOIS FAZ O EJA = PROVA CERTIFICADO 2°GRAU, EM 1 ÚNICO DIA
Welton 30/07/2025
Espero que assim seja também fiscalizado , minha esposa e da rede municipal de Encino e a realidade e outra , professores são coagidos pelos diretores a não colocar as notas que realmente o aluno tem , alunos faltam aula mais do que vai , o professor e obrigado pelos diretores a aplicar as provas no dia que o aluno resolve aparecer na escola estas são as exigências dos gestores escolar afim de não reprovar alunos , o Sr prefeito precisar fiscalizar as escolas e ver o que um professor passa nas escolas além do que material para uso dos professores em sala não existe na escola
3 comentários