DA REDAÇÂO
O Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte de Cuiabá encaminhou uma carta à redação do RepórterMT se solidarizando com o colega envolvido em uma briga ocorrida nesta quinta-feira (10), no centro de Cuiabá. O agente de trânsito, Luis Cláudio Nunes da Silva, e o motorista, Ezequiel Candido, se atracaram depois que o "amarelinho' tentou multar o veículo em que Ezequiel estava por estar estacionado em local irregular. Leia mais aqui.
Leia a carta abaixo:
Chega de agressões
Carta dos Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte de Cuiabá
Os agentes de Trânsito e transporte de Cuiabá vem através desta carta se solidarizar com o Companheiro de trabalho que foi agredido e agiu em legitima defesa no dia 10 de julho após ter sido agredido e ter o dedo quase decepado por um munícipe em Cuiabá.
Não é a primeira que um agente de trânsito é agredido nas ruas de Cuiabá, há pouco mais de 2 anos que os agentes estão nas ruas houveram mais de 200 agressões físicas ,isso equivale que a cada 4 dias um agente é agredido nas ruas de Cuiabá.
Infelizmente grande parte da população não enxerga com bons olhos o trabalho realizado pelos agentes, que estão no dia-dia da população Cuiabana intervindo para melhoria da fluidez, seja fiscalizando, orientando, operando semáforos com problemas, atendendo obras de mais diversas que são realizadas nas vias, e também trabalhando na Educação no Trânsito realizando palestras em escolas, universidade e empresas sobre o papel que cada cidadão tem no Trânsito.
Também realizamos o trabalho na fiscalização do transporte público, Ônibus, micro-ônibus, taxi, moto taxi, realizando um trabalho de monitoramento de horários das linhas e verificando as condições que cada veiculo tem para trafegar, assim garantir a quem utiliza o transporte público condições mínimas de segurança.
Porém existe culturalmente em nossa cidade uma ideia que nós agentes de transito e transporte ganhamos por multa, ou que temos algum beneficio através delas, fato que não é verídico, sempre que encontramos um veiculo estacionado irregularmente e o dono está nas proximidades muito das vezes apenas o advertimos verbalmente para não cometer mais aquela infração.
A população deve entender que as leis e normas de transito existem para que o direito coletivo da população não seja transgredido por um munícipe para fins individuais, ao fazermos um auto de infração, o munícipe que a cometeu transgrediu o direito de vários outras pessoas.
Novamente gostaríamos de salientar que Cuiabá figura entre as 3 capitais onde ocorrem mais agressões a agentes de transito, onde pais e mães de famílias são agredidos na execução de seu trabalho de forma gratuita por condutores que não gostaram de ser advertidos através do auto de Infração.
Tivemos o caso do agente de trânsito que levou uma marretada na cabeça e teve traumatismo craniano, teve o caso de um agente que foi atropelado propositalmente por um munícipe, tivemos casos onde os munícipes chegam a ameaçar os agentes com armas de fogo, agressões físicas e verbais ocorrem toda semana.
Agora quando um agente de transito age em legitima defesa ao ter seu bloco de autuação rasgado, ter recebido socos e ter seu dedo quase decepado por uma mordida é realizado toda uma sensibilização a favor do munícipe que agrediu o agente.
Como disse o delegado que atendeu a ocorrência:
Delegado que atendeu ocorrência viu os envolvidos como "alguém que estava trabalhando e não aguentou desaforo e alguém que não queria ser multado e reagiu com violência"
Queremos dar um basta a esse tipo de violência que somos submetidos diariamente, parte da sociedade tem que aprender que somos pais e mães e famílias que estamos trabalhando para levar o pão para casa, não queremos que ocorra aqui em Cuiabá o que já aconteceu em outros municípios onde agentes de transito foram assassinados em serviço, realizando seu trabalho, cerca de 15 agentes de Transito foram assassinados em serviço de 1997 a 2014 no Brasil.
Por fim afirmamos que somos trabalhadores e nosso serviço é para atender uma demanda que existe, queremos apenas ser tratados com respeito na execução de nosso trabalho.
Carta do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte de Cuiabá.
WALTER DE FATIMA PEREIRA 11/07/2014
Existe sim uma fábrica de multas mantida por esses Agentes. Multam sem critério. O que fazem no Shopping 3 Américas é vergonhoso. E o espetáculo que presenciei e denunciei, à SMTU e à SECOM PMC, ocorrido em frente à Casa do Cupim, no mês passado, com alguns Amarelinhos tentando guinchar veículos em plena 23 horas reagindo aos Presentes com gestos obscenos, manipulando o órgão genital e outro apontando o dedo médio para mulheres e crianças que lá estavam ? Está na hora de repensar o trabalho desses Agentes. Denunciei sim, mas até hoje ficou tudo como dantes...
1 comentários