DO REPÓRTERMT
O governador e candidato à reeleição Otaviano Pivetta (Republicanos) voltou a cobrar celeridade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) para a emissão das licenças ambientais necessárias às obras na região do Portão do Inferno e na rodovia MT-251.
Segundo Pivetta, o travamento dos projetos decorre da decisão do Ibama de requisitar para si a prerrogativa de licenciamento, abarcando não apenas o trecho pontual do ponto turístico, mas toda a extensão da rodovia estadual. O governador enfatizou que a administração tem cumprido rigorosamente todos os ritos técnicos e repassado a documentação exigida, mas lamentou a dependência burocrática que impede o avanço das frentes de engenharia.
>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!
Questionado se o impasse carrega barreiras de cunho político para emperrar as melhorias na infraestrutura de acesso a Chapada dos Guimarães, Pivetta ponderou que a autarquia deveria manter uma atuação técnica. "Eu quero acreditar que não, porque em tese o Ibama é uma instituição do Governo Federal que tem seu funcionamento autônomo, independente da vontade política de alguns governantes".
Há cerca de 15 dias, o governador já havia declarado que o Ibama castiga a população local e turistas ao barrar construção de túnel no Portão do Inferno e duplicação da estrada de Chapada.
Veja o vídeo:













