DO REPÓRTERMT
Morreu na manhã desta sexta-feira (18), em Cuiabá, a professora e advogada Ana Emília Iponema Brasil Sotero, aos 69 anos. Ela estava internada para tratamento contra um câncer e teve a morte confirmada às 10h05.
Natural de Porto Alegre (RS), Ana Emília atuava em Mato Grosso desde 2003 e era referência nacional na defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência doméstica. Foi superintendente estadual de Políticas para Mulheres, presidiu o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ-MT), além de integrar entidades nacionais e internacionais da magistratura feminina.
Atualmente, era assessora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do TJMT (Cemulher) e atuava na formação de servidores e na expansão das redes de proteção às mulheres no Estado.
Ana Emília deixa o marido, o advogado Carlos Sotero, duas filhas e uma neta. A Prefeitura de Sorriso, o TJMT e a OSC Lírios emitiram nota de pesar pelo falecimento de Ana.