DA REDAÇÃO
Professora de história, fundadora e defensora de diversos movimentos culturais em Mato Grosso, e tia do ex-governador Dante de Oliveira, Therezinha de Jesus Arruda, de 91 anos, morreu na noite dessa sexta-feira (20), em Cuiabá.
Therezinha fundou o Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR), o Museu de Arte e de Cultura Popular e o Cineclube Coxiponés, todos localizados na UFMT.
Ao longo da carreira, Therezinha recebeu, entre outras condecorações, a medalha Félix Elmuza, máxima condecoração outorgada aos trabalhadores da imprensa em Cuba, e da UFMT, medalha por ocasião das comemorações dos 40 anos da Instituição.
Por meio de nota, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), lamentou a morte da professora. “Um dia triste para a cultura do nosso estado. Infelizmente, não há palavras que possam confortar neste momento o coração daqueles que são próximos de Therezinha. Peço a nosso Deus que abrace cada familiar e amigo, que nesse momento de dor nenhum deles se sintam desamparados”, disse.
O corpo de Therezinha foi velado neste sábado na Capela Tulipas, no Jardins, em Cuiabá, e foi enterrado às 11h no Cemitério Nossa Senhora da Piedade.