DO REPÓRTER MT
A Justiça do Distrito Federal condenou, nesta segunda-feira (21), o hacker Walter Delgatti Neto a 20 anos e um mês de prisão, pelo episódio conhecido como “Vaza Jato”. Ele foi um dos responsáveis pela invasão de dispositivos de autoridades da operação Lava Jato.
O juiz da sentença na operação Spoofing, Ricardo Augusto Soares Leites, substituto 10ª Vara Federal do Distrito Federal, afirmou que ficou comprovado que muitas autoridades foram hackeadas.
“Culpabilidade em grau exasperado, já que seus ataques cibernéticos foram direcionados a diversas autoridades públicas, em especial agentes responsáveis pela persecução penal, além de diversos outros indivíduos que possuem destaque social, bastando verificar as contas que tiveram conteúdo exportado”, disse o magistrado, na sentença.
A Operação Spoofing começou para apurar possível invasão do aparelho do então ministro da Justiça e ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro. Os ataques se deram pelo aplicativo Telegram. Durante a investigação, o próprio Delgatti confessou a invasão.