DO REPÓRTERMT
Araguainha é o único município brasileiro a ter 100% dos seus eleitores cadastrados junto à Justiça Eleitoral. A cidade mato-grossense, localizada a 471 km de Cuiabá, alcançou esse feito na quinta-feira (9), após localizar e regularizar a situação de duas eleitoras que possuíam domicílio eleitoral no município, mas moravam em outras cidades.
Agora, todos os 1.225 eleitores aptos a votar estão com a coleta biométrica em dia.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Além de Araguainha ser o primeiro município brasileiro a alcançar 100% de biometria, Ponte Branca, a 497 km de Cuiabá, está muito próxima de atingir o mesmo feito. O município está a apenas dois eleitores de concluir o cadastramento biométrico. Um deles já se comprometeu a procurar o cartório eleitoral na próxima semana para regularizar a situação. O outro, que reside em São Paulo, segue em contato com a Justiça Eleitoral para resolver a pendência. Em Ponte Branca, há 2.067 eleitores aptos a votar.
Atualmente, Mato Grosso possui 90,16% de cobertura biométrica, o que representa 249.197 eleitores cadastrados. Lançada em julho deste ano, a campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT), estabeleceu a meta de alcançar 98% de cadastramento biométrico no Estado até o final de 2025.