facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Outubro de 2025
12 de Outubro de 2025

12 de Outubro de 2025, 15h:42 - A | A

GERAL / ALVO DA PF

'Essa é sua redação': mensagens expõem fraude no 'Enem dos Concursos'

Investigação começou porque três familiares apresentaram gabaritos idênticos, com os mesmos acertos e erros

Maurício Businari, UOL



Mensagens e áudios obtidos pela Polícia Federal mostram como integrantes da mesma família receberam gabaritos e até um texto pronto de redação para a prova do CNU (Concurso Nacional Unificado) em 2024. A edição desse ano do "Enem dos Concursos" ocorreu no final de semana passado.

A Polícia Federal desmantelou uma rede criminosa que fraudou o CNU. O inquérito revela diálogos em que candidatos recebiam respostas antecipadas e negociavam pagamentos pelo serviço.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Família de Patos (PB) é apontada pela PF como beneficiária direta do esquema. São eles: Antônio Limeira das Neves, os irmãos Wanderlan Limeira de Sousa e Valmir Limeira de Sousa, e a filha dele, Larissa de Oliveira Neves. O UOL pediu ao Ministério Público Federal e à Justiça Federal da Paraíba acesso aos nomes e contatos dos advogados de defesa dos investigados, para que pudessem apresentar suas versões, mas não houve retorno. O espaço está aberto para manifestação.

A investigação começou porque três familiares apresentaram gabaritos idênticos, com os mesmos acertos e erros. Essa coincidência levantou suspeita e levou a Polícia Federal a abrir o inquérito. Larissa e os tios Wanderlan e Valmir foram aprovados para o cargo de auditor-fiscal do trabalho no CNU de 2024, com salário inicial de cerca de R$ 22 mil. Antônio, pai de Larissa, não prestou o concurso, mas é citado nos autos como quem contratou e articulou a fraude em favor da filha.

As próprias mensagens revelam o resultado combinado. Em diálogo com a filha, Antônio perguntou: "Confere aí, minha filha. Foram 45". Larissa respondeu: "Deu certo, pai. Passei, viu?". Para a PF, a coincidência de 45 acertos não poderia ocorrer por acaso. Leia mais em UOL.

Comente esta notícia