DA REDAÇÃO
Membros do movimento ‘’Ciclovia Já’’ organizam uma ‘bicicletada’ em protesto pela morte do servidor público e presidente da AFEMAT, Enéas Cardoso Filho (52), que foi atropelado enquanto andava de bicicleta pela Avenida Miguel Sutil na noite desta terça-feira (26).
A concentração de ciclistas será às 15h00, na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura de Cuiabá. Às 19 h os amigos percorrerão AV. do CPA até a Miguel Sutil, no local do atropelamento, onde será instalada uma “Ghost Bike” (bicicleta fantasma) em homenagem à vítima.
O movimento pede que os participantes levem flores e se vistam de preto. O protesto, além de lembrar a morte trágica de um dos integrantes do grupo, busca a conscientização do poder público para o investimento em ciclovias nas principais avenidas da cidade, que convive um trânsito caótico e motoristas, não são todos, é claro, despraparados e extremamente mal-educados.
Se comprovada a responsabilidade dos menores e dos pais, o termo acidente, neste caso, não seria o mais adequado, mas sim, crime de trânsito. Aliás, o termo acidente de trânsito, na maioria dos casos é apenas um eufemismo, já que, segundo as estatísticas da PRF, 90% dos casos têm origem na imprudência e no abuso do álcool. Acidente é algo que ninguém tem culpa e acontece de forma não prevista. Já quem bebe e pega o volante, quem não é habilitado e pega o volante, assume sim o risco de matar alguém e, portanto, não pode ser tratado como acidente.
Renato Snowareski Gomes 27/11/2013
Será Sexta Feira a homenagem/protesto
1 comentários