Cuiabá, 10 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
10 de Setembro de 2026

17 de Setembro de 2024, 13h:07 - A | A

PAPO RETO / ESQUEMAS NA SAÚDE

Alvos de operação têm passaportes retidos

Montagem / RepórterMT

Além de entregar os passaportes, os alvos tiveram bens bloqueados

Além de entregar os passaportes, os alvos tiveram bens bloqueados

REPÓRTER MT



Alvos da Operação Athena, que apura supostos esquemas de corrupção na Saúde de Cuiabá, foram obrigados a entregar seus passaportes à Polícia Civil e estão impedidos de se ausentar da cidade sem autorização judicial.

Os alvos são o ex-secretário de Saúde Célio Rodrigues; o ex-secretário-adjunto de Gestão na pasta da Saúde Gilmar de Souza Cardoso; os quatro ex-diretores da Empresa Cuiabana de Saúde Pública Paulo Sérgio Barbosa Rós, Eduardo Pereira Vasconcelos, Juarez Silveira Samaniego e Vinicius Gatto Cavalcante Oliveira; o atual diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde, Giovani Koch; o empresário Selberty Artênio Curinga, além de Rosana Lídia de Queiroz, Juarez Silveira Samaniego, Nadir Ferreira Soares Camargo da Silva e Lauro José da Mata.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

LEIA MAIS: Polícia Civil faz nova operação na Saúde de Cuiabá; servidores são afastados e bens bloqueados

O esquema envolve uma empresa terceirizada contratada para fornecer serviços de monitoramento, controle de acesso e locação de impressoras. Essa é segunda operação policial na Saúde de Cuiabá em quatro dias. Na última sexta-feira (13), a pasta foi alvo da Operação Oráculo.

Além dos passaportes, a justiça determinou o sequestro de bens e o bloqueio de mais de R$3,950 milhões. Foi decretada também a suspensão do exercício de função pública dos servidores e a Prefeitura de Cuiabá ficou impedida de realizar nova contratação direta.

Vale ressaltar que a Empresa Cuiabana da Saúde Pública é a responsável pela gestão do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e do Pronto Socorro e que todos os seus diretores são indicados pelo prefeito da cidade, Emanuel Pinheiro (MDB).

Comente esta notícia