facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 03 de Julho de 2025
03 de Julho de 2025

20 de Novembro de 2012, 11h:23 - A | A

OPINIÃO / WILSON CARLOS FUÁ

Agora é a hora do Mixto

Quando começar a construção do COT da Morada da Serra, vamos todos “fincar” uma bandeira do Mixto naquele espaço

WILSON CARLOS FUÁ



Cuiabá no século passado precisava de uma força no futebol, havia a necessidade de se criar um clube que nascesse de uma mistura e da união de homens e mulheres que é a opção divina para a criação, surgiu o Mixto Sport Club, numa tarde de inspiração, sentimento e emoção, num dia especial nasce o clube da paixão da cuiabania. Dia 20 de maio de 1934, ali na livraria Pepe, rua de baixo, em frente a Igreja senhor dos Passos, foram dados os primeiros passos históricos para o nascimento do mais querido Clube cuiabano.


E pelas mãos dos seus idealizadores  Ranulfo Paes de Barros, Maria Malhado, Gastão de Matos, Naly Hugueney de Siqueira, Avelino Hugueney de Siqueira (Seu maninho), e Zulmira Dandrade Canavarros, esse clube nasceu diferente, quebrando os preconceitos, pois tinha na sua   direção aberta e o reconhecimento das mulheres nas atividades culturais e esportivas, assim nasce o alvinegro da  Rua Candido Mariano: Mixto a grande mistura da força de homens e mulheres.


Alguns desinformados, não sabem que naquela época, a grafia correta da língua portuguesa, misto (mistura) a escrita correta era mixto, que significava mistura. O Mixto nasceu como um MITO, com um X ao meio (MI-X-TO), que é ao invés de separar, une as forças antagônicas até nas representações das cores que ostenta no seu pavilhão: preto que é antagônico ao branco.


O gigante da Rua Candido Mariano, nasceu forte como bem diz as palavras do seu hino: Seremos sempre unidos. E sempre destemidos. Havemos de lutar. E também trabalhar. De todo coração. E inspirado nas palavras verdadeiras do hino, do lado oposto da antiga sede foi construída a Sede Monumental da Rua Getúlio Vargas, e passou a ser chamado de: Tigre da Vargas.


Mas toda a herança deixada pelos Mixtenses históricos, construída com grandes sacrifícios pessoais e financeiros, foi jogado fora por administradores irresponsáveis sem sentimento e sem alma alvinegra, perdemos o casarão da Candido Mariano e perdemos a linda Sede da Vargas. Infelizmente o Mixto passou a ser administrado por Presidentes de Plantão, mais preocupados com a vaidade pessoal, sem entender a grandeza histórica, como diz no Hino:  o Mixto Sport Club: “ Será o lema desta nossa sociedade: a união e também a lealdade”. 


Um dos Centros de Treinamento está projetado para ser construído no bairro Morada da Serra, (próximo ao CPA) e terá capacidade para 1.600 torcedores e que após a Copa será utilizado como Centro de Ensino e Treinamento do Corpo de Bombeiros. (não somos contra a Instituição Corpo de Bombeiros, mas que se faça o  Centro de Treinamento dos Bombeiros em outro lugar, mas a Copa é de Futebol, deve deixar o seu legado aos Clubes de Futebol, e o Clube de Futebol de maior torcida, grande história e tradição de Cuiabá é o Mixto). Ou não é?  


Onde estão os Mixtenses verdadeiros, para unir as forças políticas, cada um usando o seu peso (Prefeito, Deputados, Senadores e Vereadores) e juntos com todos os torcedores que não são pouco, partir para cima mesmo, e exigir, eu disse exigir do Governo do Estado, que após a realização da Copa do Mundo, aquele COT, seja doado como patrimônio do Mixto Sport Club.  


Que o Centro de Treinamento da Morada da Serra, seja do Alvinegro, seja a Casa do Mixto, a Toca do Tigre. A hora é agora, vamos fazer passeatas, vamos levantar bandeiras, vamos organizar abaixo assinados e não deixar passar este momento único, o COT da Morada da Serra será a grande ajuda necessária para levantar o nosso futebol, dando condições para realização de jogos de pequeno porte do  Mixto, poderá ser usado ainda para treinamentos, academia, alojamento e centro de formação de jovens atletas, e acima de tudo, este é o momento ideal e definitivo para o crescimento  do Futebol de Cuiabá e de Mato Grosso.

                   Hurra!... Hurra!... Está no Hino do Mixto.


 A Copa do Mundo de Futebol é de Futebol, por isso não pode deixar o Mixto fora desse grande acontecimento, nada mais justo que o legado do futebol deve ser revertido principalmente para o Futebol.


Quando começar a construção do COT da Morada da Serra, vamos todos “fincar” uma bandeira do Mixto naquele espaço, como forma simbólica de conquista daquele Moderno Centro de Treinamento da Copa do Mundo.


Economista Wilson Carlos Fuá –  É  Especialista em Administração Financeira, Recursos Humanos, Consultor de Política/Social e Ex- Jogador do Mixto. Fale com o Autor: [email protected]       

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia