HALLISON LASMAR
JPM, 75 anos de vida cidadã, militar, publicidade, marketing, advocacia, publisher e jornalismo de coração
Sob os cabelos acaju acobreados que maquiam os grisalhos de sua enorme experiência, João Pedro Marques emplaca 75 anos com uma nobre história de vida que exemplifica a resiliência, sucesso, precursionismo na propaganda, jornalismo e na advocacia, com passagens que foram marcantes no caminho deste estado. Tudo começou em 1971, quando aportou em Cuiabá, vindo de Carazinho-RS, para servir no recém-criado 9º BEC, oriundo do extinto 3º BRV, para dar a sua contribuição na construção da BR-163, Cuiabá-Santarém.
Depois de servir por mais de cinco anos no exército, João Pedro desligou-se voluntariamente e seguiu por outros caminhos, graduou-se em Direito pela UFMT, colando grau em 1982, cursou seis pós-graduações em Direito, passou a advogar, mas, antes disso, trabalhou em rádio, televisão, jornais, como a Folha de Londrina e O Globo-Sucursal de Brasília.
Em 1978 fundou a primeira agência de publicidade (JPM Publicidade), daí, na sua inquietude, não satisfeito, passou a criar novos veículos de comunicação social, que deixaram marcas (Jornal Correio de Mato Grosso, O Correinho), e a atuação que faz parte ativa até hoje do núcleo da informação e notícias de MT, DF, RJ e SP, sob o comando do João que não para, não descansa e não dá tréguas a sua inteligência.
Sou suspeito para falar do JPM, o cara me adotou ainda garoto, me inseriu no seio de sua família e me deu a oportunidade de ousar, criar, fazer publicidade, jornalismo, e com isso, exercitar nas minhas pirações literárias.
Há 28 anos, juntos com o Genial diretor das artes gráficas, Marcão, colocamos na rua a revista RDM e hoje assisto a sua evolução para o Grupo RDM-Rede de Mídias Brasil, já presente em todos os estados brasileiros e para breve em todo o Mercosul, em edição digital bilíngue, bem ao estilo entrão e ousado que o JPM imprime em suas empreitadas.
O homem é uma Fênix Ambulante, mas, entre pancadas e realizações, venceu e ganhou definitivamente o respeito do mercado, da classe política, jurídica, da própria mídia e das cenas empresariais nacionais, como poucos conseguiram conquistar e alcançar.
A família, sua prioridade máxima, é vencedora, seus filhos são exemplos de educação, decência, e, acima de tudo, portadores de um excelente caráter e ética profissional. A esposa, Acelina, uma guerreira, mãe exemplar, que sempre foi parceira, dando o suporte às loucuras Joãopedrianas que no final vingavam, faziam sucesso, e fizeram tantos e tantos sucessos que lhe construíam um patrimônio respeitável e transformaram sua trajetória vencedora, abastada e modelo de sucesso empresarial, com um poder de circulação mundo afora, inabalável em face dos poderosos que hoje se assentam às suas cadeiras.
Dizem nos meios políticos, e no mundo jurídico, não só aqui, como além Mato Grosso, que mesmo convivendo com o sincericídio e o bom caráter do João, mantê-lo como amigo e respeitar suas posições é o melhor a se fazer, afinal, mesmo tendo um coração maior que ele, ser implacável com desafetos é famoso por estas bandas e Brasil afora, se entrar na sua mira, a artilharia pode te tirar da cadeira, do prumo, das evidências e dos cargos. Isso é um fato!
Hoje, já mais calmo, mais sensato (bem próprio da idade. rsrs), sem perder a genialidade, que parece estar ainda mais aguçada, a maturidade ensina, JPM faz 7.5 cheio de vitalidade, energia e muita disposição para tocar os inúmeros projetos (incluindo, para 2025, um canal de TV por assinatura diretamente da Alameda Santos de São Paulo para o Brasil) também para o mundo via Web, dentre os demais veículos e business que estão espalhadas por vários estados, com a mesma perspicácia de sempre. E o poder de fogo que constrói com facilidades. Ah! Esqueci-me que já está no AR lá em SP a “plataforma-piloto do futuro canal TV RDM NEWS”, que é o rdmnews.com.br
Num futuro não muito distante, sei que ainda estaremos – novamente - dividindo salas, projetos, loucuras, risadas, viagens, perrengues com discussões acaloradas, mas que, nos finalmentes, sempre com resultados positivos que tanto gostamos, inovando como sempre fizemos, mostrando a esta galera jovem que inteligências artificiais não substituem sensibilidades e os talentos, que contribuem para que os 26 estados brasileiros (mais o DF), onde hoje o Grupo RDM se faz presente, possam mostrar suas oportunidades, riquezas e desenvolvimento.
Parabéns, JPM, quem te conhece, convive e sabe como “toca a banda”, te ama, respeita, admira e torce muito por você.
Sou um deles.
Deus te proteja e te guie sempre pelas boas veredas da vida… meu grande amigo!!!
Halisson Lasmar é Jornalista, publicitário e gestor público. Mas aqui, na melhor e mais nobre função: homenagear o amigo, irmão e paizão JPM.