Cuiabá, 02 de Julho de 2022
logo

Quarta-feira, 22 de Junho de 2022, 10h:17 - A | A

NOVA AMEAÇA

Reino Unido acende alerta após vírus da pólio aparecer em esgoto

Em testes de rotina no esgoto de Londres, autoridades detectaram casos conexos do virus enfraquecido

ARTUR LESNAU
METRÓPOLES

Autoridades de saúde pública do Reino Unido declararam estado de National Incident devido à detecção de vírus da pólio derivado de vacina em amostras de esgoto de Londres. Essa situação permite a associação de órgãos do governo, entidades não-governamentais e empresas privadas no combate do problema em questão.

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

>>> Receba notícias no Telegram e fique bem informado

A primeira detecção do virus aconteceu em fevereiro e, desde então, outras amostras de esgoto registraram positivo para o patógeno. Até o momento, não há casos de poliomielite, nem paralisias relacionadas.

 

Mesmo assim, os órgãos de saúde reiteram a necessidade de que os cidadãos se atentem para os sintomas da doença. Assim como tenham certeza de que estão regulares com a vacinação, bem como a dos familiares, para reduzir o risco da doença.

 

O virus derivado de vacina é um patógeno enfraquecido introduzido no corpo humano via vacina oral, a fim de criar anticorpos e fortalecer a defesa. Os testes de amostras de esgoto geralmente computam casos desconexos de virus da pólio todo ano. Esses, em geral, vêm de pessoas que receberam a imunização oral em outros países que não o Reino Unido e que viajam ao país.

 

 

Leia mais em METRÓPOLES

Comente esta notícia