facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 30 de Setembro de 2025
30 de Setembro de 2025

02 de Agosto de 2022, 16h:02 - A | A

NACIONAL / CIRURGIA DE 27 HORAS

Médicos brasileiros separam gêmeos siameses unidos pela cabeça

Arthur e Bernardo Lima compartilhavam parte do cérebro e uma veia principal que leva o sangue de volta ao coração. Foram separados após passarem por uma cirurgia de 27 horas

DO R7



Gêmeos brasileiros de 3 anos que nasceram unidos pela cabeça foram separados após passarem por uma cirurgia de 27 horas no Brasil. Eles foram considerados os gêmeos craniópagos (unidos pelo crânio) mais velhos a serem separados.

"Os gêmeos tiveram a versão mais grave e difícil da doença, com maior risco de morte para ambos", disse o neurocirurgião Gabriel Mufarrej, do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, à AFP.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Arthur e Bernardo Lima nasceram em uma zona rural de Roraima, na região Norte do Brasil, em 2018, e compartilhavam parte do cérebro e uma veia principal que leva o sangue de volta ao coração.

A instituição de caridade médica Gemini Untwined, do Reino Unido, que ajudou a realizar o procedimento, descreveu o caso como "a separação mais desafiadora e complexa até hoje", já que as crianças compartilhavam várias veias vitais.

Leia mais em R7

Comente esta notícia