METRÓPOLES
Horas após a 12ª Vara Federal de Curitiba autorizar a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de Curitiba, o Tribunal de Justiça de São Paulo (STSP) determinou nesta quarta-feira (07/08/2019) que o petista fique no Presídio de Tremembé 2.
A decisão contraria o desejo da defesa de Lula. O advogado Cristiano Zanin pede a suspensão da transferência da Superintendência da Polícia Federal até o julgamento final do habeas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que pede a nulidade da condenação do ex-presidente no caso do triplex do Guarujá.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O juiz corregedor Paulo Eduardo de Almeida Sorci, do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou a transferência. “Autorizo a remoção do preso para este Estado, onde ficará recolhido na Penitenciária II de Tremembé Dr José Augusto César Salgado”, escreveu.
O petista está preso em Curitiba desde abril de 2018, quando foi condenado a oito anos de cadeia no caso do triplex do Guarujá. A juíza Carolina Lebbos argumenta que os custos humanos e financeiros para manter Lula na Superintendência da Polícia Federa são altos. A magistrada autorizou a transferência, mas não especifica qual.