Cuiabá, 03 de Fevereiro de 2023
logo

13 de Dezembro de 2014, 16h:12 - A | A

JUDICIÁRIO / “GUERRA” NO TCE

Servidores indicam conselheiro substituto para concorrer com Janete

Eles protocolaram ofício na Assembleia para que Luiz Carlos também possa concorrer à vaga de conselheiro.

ANA ADÉLIA JÁCOMO
DA REDAÇÃO



O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) Romoaldo Júnior (PMDB) recebeu ofício dos sindicatos dos servidores de carreira do Tribunal de Contas do Estado, que indicaram o conselheiro substituto Luiz Carlos Azevedo Costa Pereira para concorrer com a ex-secretária de Cultura Janete Riva à vaga vitalícia de conselheiro do tribunal.

Esta sexta-feira (12) a Casa já havia indicado a candidata única, por 15 votos, para ser sabatinada na próxima terça-feira (16). Assim como ocorreu com o deputado Gilmar Fabris (PSD), os servidores não aceitam a indicação da AL.

Eles protocolaram ofício na Assembleia para que Luiz Carlos também possa concorrer. O principal papel do conselheiro do TCE é fiscalizar o uso do dinheiro público e para isso precisa ter conduta ilibada.

Quatro organizações assinaram o documento: Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas – Sinttcontas, Associação dos Auditores Públicos Externos – Audipe, Associação dos Aposentados do Tribunal de Contas do Estado – AAPTCE e Associação dos Técnicos de Controle Público Externo – Asteconp.

Para o movimento dos servidores do TCE, é preciso quebrar esse ciclo vicioso mantido pela Assembleia Legislativa e os governos, que só indicam políticos eleitos ou derrotados nas eleições.

Assessoria

Janete Riva

Janete foi indicada à vaga por 15, dos 24 deputados estaduais

A vaga deixada por Humberto Bosaipo, passa agora a ser disputa por Janete, que tem ensino médio, e por Luiz Carlos. Os servidores reivindicam que os 24 deputados levem em conta o nome apresentado pela sociedade civil organizada, para ocupar o cargo de conselheiro.

Representantes das associações de servidores e de movimentos contra a corrupção farão uma vigília, na porta do TCE, das 9 horas da manhã da próxima segunda-feira (15), até as 17 horas da terça (16), quando começa a sabatina na AL.

A vigília, conforme o presidente da Associação dos Técnicos de Controle Público Externo (ASTECONPE), Domingos Silva Lima, “é para que a sociedade civil organizada acompanhe de perto essa situação, porque o temor é que façam coisas na surdina, às pressas, antecipem sessão. Neste momento de fechamento do ano, tudo pode acontecer”.

Antes da indicação de Janete Riva, os servidores do TCE também não viram com bons olhos a pré-indicação de Fabris, que chegou a colocar o nome à disposição.

Porém, com a morte do deputado estadual Walter Rabello (PSD), sendo Fabris suplente dele, anunciou que vai ocupar o cargo eletivo.

Uma vaga no TCE é muito disputada não somente pelo salário de R$ 26 mil, somado a benefícios, mas também porque este é um cargo de muita influência e responsabilidade, já que os conselheiros julgam contas públicas.

Veja AQUI o currículum do conselheiro substituto indicado pelos servidores.

Comente esta notícia

Leverger 15/12/2014

Nível médio para conselheiro de tribunal de contas. Como essa senhora irá analisar balancete contábil das camaras municipais e prefeituras do estado de mato grosso.Onde está o cv dessa senhora. Publique para a sociedade ter conhecimento.

Cuiabano 15/12/2014

Com a nomeação do Conselheiro Substituto, não apenas o egrégio TCE/MT ganha, como também o Estado do Mato Grosso!!!!! Parabéns pela iniciativa!!!

Roque Licciardi 14/12/2014

Conheço o Dr. Luiz Carlos, é uma pessoa altamente capacitada, justa e probo. O Eg. TCE/MT, ganha muito com a indicação dele!!! Parabéns!!!

Karina 14/12/2014

Gente...pelo amor de Deus! Olha o curriculum do conselheiro substituto. Preenche os requisitos constitucionais e tem aptidão pra exercer o cargo. Agora a senhora Janete...não dá né ... Não preenche os requisitos exigidos na Constituição. Cadê a reputação ilibada? E conhecimento jurídico, econômico etc??? Se ela for empossada, que a Constituição seja rasgada. Por que pra que vai estar servindo?

4 comentários

1 de 1