AGUIRRE TALENTO
DO ESTADÃO
O empresário do setor agropecuário José Pupin, que já foi considerado um dos maiores produtores de algodão do País, denunciou à Justiça a existência de fraudes na execução da recuperação judicial bilionária do seu grupo empresarial. Essas fraudes teriam sido operadas, segundo ele, por uma consultoria citada em uma investigação da Polícia Federal sobre venda de decisões judiciais, a Fource.
Procurada, a consultoria afirmou que os atos foram todos registrados no processo e contaram com a concordância da família Pupin.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Todos os atos praticados pela Fource foram regularmente formalizados e estão devidamente registrados e documentados no processo de Recuperação Judicial, contando sempre com a participação e anuência de toda a família Pupin, assim como de seus assessores financeiros e jurídicos legalmente constituídos até então. Causa estranheza que, após tanto tempo e somente após a estabilização do processo recuperacional cujo fim se aproxima, surjam alegações sem fundamento”, disse em nota (leia a íntegra ao final da matéria).
A denúncia ocorre em um momento no qual as instituições bancárias têm questionado o aumento das recuperações judiciais do agronegócio e seus impactos para a economia. No segundo trimestre de 2025, os pedidos de recuperação judicial tiveram uma alta de 31,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior.