DA REDAÇÃO
“O Parque Berneck é do povo e da cidade de Várzea Grande”, afirmou a prefeita Lucimar Campos (DEM) ao assinar a escritura definitiva de transferência da área de 26 hectares que faz com que a Cidade Industrial tenha um parque público urbano na área central.
“Chegou ao fim a nossa saga para ter esse parque para nossa população. Um trabalho iniciado lá no final da década de 1990, quando o prefeito era Jayme Campos. Quanto tempo para poder conquistar um espaço tão importante como este, que é totalmente necessário e apropriado para a melhoria na qualidade de vida, seja por meio de ações de saúde, educação, cultura e esporte”, afirmou a prefeita.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A assinatura, como destacou o secretário municipal de Governo, César Miranda, pôs fim ao imbróglio que já durava há alguns anos. “Agora, de forma definitiva, Várzea Grande tem mais um parque ambiental aberto à população. A assinatura foi o último passo burocrático entre as partes para que a área destinada ao parque passe efetivamente ao Município”.
“Vamos nos unir ao Governo do Estado, por meio do governador Pedro Taques e do secretário de Meio Ambiente e vice-governador Carlos Fávaro, além dos deputados estaduais capitaneados pelo presidente da Assembleia, Eduardo Botelho, para arregimentarmos recursos públicos e privados para recuperar o Parque Berneck e torná-lo ainda mais atrativo, sendo que para isto estamos elaborando projetos e definindo parceiros como a Polícia Militar, Batalhão Ambiental e Guarda Municipal”, disse a prefeita.
Ainda em tom de comemoração, Lucimar frisou que o mais significativo, após a conclusão da parte burocrática, é que a partir de hoje, a área é pública e pode oficialmente receber recursos públicos, investimentos e melhorias estruturais. “Vejo que desde que houve a concordância dos empresários em doar a área como parte de pagamento de dívidas tributárias, até agora, só faltou vontade política, pois em pouco tempo executamos todas as etapas e temos uma área valiosa como essa dentro do perímetro urbano da cidade”.
De antemão, a prefeita anunciou que agora dará início ao processo de reestruturação e revitalização da área ambiental, que em breve será endereço de lanchonetes, restaurantes, tornando-se um espaço de lazer gratuito da cidade. “Projetos arquitetônicos já estão sendo elaborados pela administração municipal para a revitalização geral da área. Mas para tanto, é necessário buscar parcerias junto aos Governos Estadual e Federal e Assembleia Legislativa”, comemorou a prefeita.
Conforme avaliação venal das equipes da secretaria municipal de Gestão Fazendária, o terreno, que abriga a área ambiental, esta avaliado entre R$ 3,5 e R$ 5 milhões, valor este que deverá ser quintuplicado com os investimentos realizados e as melhorias necessárias.