facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

20 de Junho de 2022, 07h:15 - A | A

GERAL / AQUECIMENTO GLOBAL

Município de MT está entre os 10 que mais emitem gases efeito estufa

Em 2019, Colniza emitiu 13,5 milhões de toneladas de CO2e (unidade de medida que reúne todos gases, do carbônico ao metano).

JOÃO AGUIAR
DO REPÓRTER MT



Colniza, que fica distante 1.065 km de Cuiabá, está entre os 10 municípios do Brasil que mais emitem gases efeito estufa, os causadores do aquecimento global. Os dados são referentes ao ano de 2019, e foram divulgados nesta segunda-feira (13) pelo Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG).

Conforme os dados do SEEG, Colniza está na 9ª ‘colocação’, tendo emitido 13,5 milhões de toneladas de CO2e (unidade de medida que reúne todos gases, do carbônico ao metano).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Entre o município do Norte do estado está o Rio de Janeiro, com 13,8 milhões de toneladas de CO2e emitidos e Apuí (AM), com 12,5 milhões de toneladas. O ‘líder’ é o município de Altamira (PA), com 35,2 milhões de toneladas de gases emitidos.

Leia também

Sema: Quem desmatar em MT terá problema para o resto da vida e responderá por dano à humanidade

A estimativa por município feita pelo SEEG, projeto do Observatório do Clima, organização com mais de 70 representantes da sociedade civil, é gerada segundo as diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) com base nos Inventários Brasileiros de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases do Efeito Estufa, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI).

Em nota, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) afirmou que Mato Grosso tem diversas ações contra o desmatamento ilegal, com monitoramento por alertas de satélite, operações em campo, multas, apreensões e embargos de áreas.

Além disso, também alegou que Colniza é alvo da Operação Cedif, que colocou que em junho colocou em campo mais de 31 equipes, com 100 efetivos, para combater crimes ambientais em todo o Estado.

A Sema ainda disse que MT aderiu ainda à campanha "Race to Zero" (Corrida para o Zero), que tem como meta neutralizar as emissões de gases de efeito estufa até 2050.

Veja a nota completa:

“Mato Grosso combate o desmatamento ilegal com o monitoramento por alertas de satélite, operações em campo, multas, apreensões, e embargos de áreas. A região de Colniza é alvo da Operação Cedif, que colocou em campo, no mês de junho, mais de 31 equipes, com 100 efetivos, para combater crimes ambientais em todo o Estado.

Além de preservar o meio ambiente, um dos principais objetivos do Estado é alcançar a meta de neutralizar as emissões de carbono até 2035, por meio da promoção do desenvolvimento sustentável. Para isso, Mato Grosso implantou o programa Carbono Neutro MT em 2021. 

O Estado aderiu ainda à campanha "Race to Zero" (Corrida para o Zero), e prevê resultados ainda mais animadores do que a campanha mundial das Nações Unidas, que coloca como meta neutralizar as emissões de gases de efeito estufa até 2050.

Foram elencadas 12 ações que contribuem para o alcance das metas. As ações serão ajustadas e revisadas constantemente para adequação às inovações tecnológicas e mudanças de conjuntura. Entre elas, estão a manutenção do ativo florestal do estado; manejo florestal sustentável; regularização fundiária; melhoria na gestão de áreas protegidas; reflorestamentos comerciais; restauração de florestas; redução do risco de incêndios; manejo sustentável para a produção agropecuária; proteção de vegetação secundária em áreas de desmatamento legal; recuperação de pastagens; integração lavoura-pecuária-floresta; produção e consumo de biocombustíveis.”

Comente esta notícia