facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Julho de 2024
15 de Julho de 2024

30 de Maio de 2024, 15h:28 - A | A

GERAL / EM HORÁRIO ESPECIAL

MT Hemocentro realizará atendimentos nesta sexta-feira

Unidade especializada convida voluntários para doarem sangue no dia do ponto facultativo das 7h30 às 12h

DO REPÓRTERMT



O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, abrirá na manhã desta sexta-feira (31), dia de ponto facultativo no Estado. A unidade estará aberta das 7h30 às 12h e dará oportunidade para que os doadores voluntários possam contribuir com os estoques de sangue. 

A diretora da unidade, Gian Carla Zanela, enfatiza que o horário especial é uma forma de garantir a manutenção dos estoques de sangue e facilitar a adesão de mais doadores. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Estaremos abertos para atender àquelas pessoas que têm a vontade de fazer a doação de sangue, mas não conseguem vir durante a semana nos horários de expediente regular do MT Hemocentro. Contamos com a presença de todos”, afirma a diretora.

A contribuição de cada voluntário é essencial para a manutenção dos estoques de sangue, especialmente em períodos pós-feriado, quando a demanda por sangue tende a aumentar.

“A manutenção do estoque é estratégica para atender todos os municípios, assistindo à população que necessita de transfusões sanguíneas de forma regular ou que necessita fazer alguma transfusão em função de alguma cirurgia ou caso excepcional. Para isso, é fundamental termos a estabilidade do estoque e doadores regulares no MT Hemocentro”, explica.

Critérios para a doação

O Ministério da Saúde orienta que os doadores apresentem um documento oficial com foto, pesem mais de 51 kg, estejam em bom estado de saúde e tenham feito uma refeição equilibrada. A faixa etária para doação é dos 16 aos 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses.

São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

Para doar, é necessário que o voluntário interessado realize o agendamento por meio deste link ou pelos números de atendimento (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem) e telefone fixo (65) 3623-0044, ramais 211 e 221. O funcionamento regular da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.

A sede do MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, n.º 1.055, Centro Sul, Cuiabá.

Comente esta notícia