Cuiabá, 25 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
25 de Setembro de 2026

18 de Novembro de 2018, 16h:55 - A | A

GERAL / DADOS DO IBGE

MT foi o Estado com maior redução de desemprego no 3º trimestre de 2018

Apesar do número positivo, os jovens de 18 a 24 anos continuam sendo a maior porcentagem de pessoas sem emprego.

RepórterMT/Reprodução

Em Mato Grosso, 117 mil trabalhadores ativos estão fora do mercado de trabalho.

Em Mato Grosso, 117 mil trabalhadores ativos estão fora do mercado de trabalho.

DA REDAÇÃO



Mato Grosso foi o Estado que mais reduziu o desemprego em todo o Brasil no terceiro trimestre de 2018, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram divulgados na quarta-feira (14) e fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Segundo o IBGE, o estado teve queda de 1,8% em comparação com o trimestre anterior. E o setor com maior crescimento no número de pessoas empregadas foi o de comércio. Em seguida, o setor de informação - como imobiliárias e profissionais administrativos - foi o que mais contratou.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

De acordo com o levantamento, a taxa de desemprego em Mato Grosso foi de 6,7%, o que representa 117 mil trabalhadores ativos fora do mercado de trabalho. O número deixa o Estado como o segundo maior contratante do país, perdendo apenas para Santa Catarina, que registrou  6,2%. Mato Grosso do Sul em terceiro colocado com uma taxa de 7,2%.

Apenas em Roraima, foi notado um registro de alta na taxa, com um aumento de 2,3% no número de desempregados, comparado ao mesmo período dos anos anteriores. Nos outros estados, o dado se manteve estável. 

No Brasil, a taxa de desemprego caiu para 12,1% no trimestre. Equivale a 12,7 milhões de brasileiros desempregados.

 

Comente esta notícia