CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO
O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF) abriu investigação contra a Empresa Brasileira de Correios Telégrafos, os Correios, por diversas falhas na prestação de serviços aos seus usuários, como “demora excessiva na entrega de encomendas, extravios e dificuldade de comunicação”.
A procuradora da República Denise Nunes Rocha Muller Slhessarenko, responsável pela investigação, apontou que, em um intervalo de menos de seis meses, três representações foram abertas no PF contra a empresa pública.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A investigação, determinada no dia 3 de agosto, mira exclusivamente a Unidade de Tratamento e Distribuição de Várzea Grande, no bairro Cristo Rei.
Segundo a procuradora, o usuário apontou que houve atraso na entrega das encomendas e que ele foi proibido de retirá-las na unidade de distribuição, onde elas estavam aguardando seguimento.
O usuário ainda apontou uma "péssima qualidade no atendimento", citando que os trabalhadores não atendem o telefone, e que o serviço presencial funciona apenas até às 11h, "gerando longas filas de interessados que precisam se deslocar até a unidade em busca de informações sobre as encomendas atrasadas".
A procuradora destacou que as denúncias puderam ser "comprovadas" com uma simples pesquisa no Google, onde constam outras milhares de reclamações.
Ainda, lembrou que os Correios foram palco da Operação Destino Final, em junho deste ano, quando a Polícia Federal apurou esquema de desvio de encomendas desse mesmo centro de distribuição.
A procuradora considerou que a gravidade das falhas apontadas "não é desconhecida da empresa pública" e também considerou que "não é improvável que a demora na entrega das mercadorias possa estar, em algum grau, associada aos crimes em apuração".
A abertura da investigação foi publicada no diário oficial desta quinta-feira (5).
Outro lado
O Correios, por meio de sua assessoria de imprensa, emitiu a seguinte nota:
Os Correios não foram notificados oficialmente e reiteram seus esforços para manter e aprimorar continuamente a qualidade dos serviços prestados aos clientes e à população.
A estatal lamenta eventuais transtornos e informa que, em razão dos protocolos adotados em prol da segurança de empregados, fornecedores e clientes, podem ocorrer alterações nos serviços prestados. As entregas em Várzea Grande/MT estão ocorrendo, porém a capacidade de distribuição está temporariamente reduzida.
No intuito de minimizar os impactos aos clientes e otimizar o atendimento e as operações de distribuição, os Correios estão adotando diversas medidas, tais como o remanejamento de empregados de outras unidades, realização de horas extras e a contratação de mão de obra terceirizada.
Sobre os casos de extravios que possam ter a participação de empregados e terceirizados, a empresa tem adotado, de imediato, todas as medidas administrativas que os casos requerem e ratifica que continua colaborando com as autoridades. Os Correios consideram inaceitável a conduta de empregados ou terceirizados dissociada dos padrões e valores defendidos pela empresa. A estatal esclarece ainda que mantém estreita parceria com órgãos de segurança pública e colabora com as investigações de crimes que envolvem os serviços postais.
A estatal segue à disposição pelos telefones 3003-0100 e 0800 725 0100 ou pelo endereço http://www.correios.com.br/fale-com-os-correios.
Atualizada às 14h40
Ary Gonçalo Viegas 05/08/2021
Na grande CPA os carteiros passam apenas uma vez por mês. Quando passa
Francielly 05/08/2021
Os correios estão desde 2011 sem concurso publico, quantos funcionários foram afastados (por conta do covid e outras situações), morreram, ou aposentaram nesse tempo? 10 ANOS sem novos funcionários... Fora que dispensaram todos os terceirizados a pouco tempo... As encomendas não diminuem, mas os funcionários sim.
Silveira Sinop 05/08/2021
Já senti na pele o péssimo atendimento dos correios, ouvidoria não funciona, vc vai na agência pessoalmente o pessoal te enrola não dá uma explicação plausível. Depois querem fazer manifestação contra a privatização. Já foi longe o tempo em que os Correios prestava um serviço de excelência.
3 comentários