O GLOBO
O Banco Central rejeitou, na noite desta quarta-feira, a operação de compra do Banco Master pelo BRB, instituição financeira estatal administrada pelo governo do Distrito Federal.
As partes já foram notificadas da decisão do BC, depois do fechamento do mercado. A expectativa é que o BRB divulgue um comunicado nesta quarta. A comunicação do indeferimento não detalhou os motivos que embasaram a rejeição. O banco estatal já pediu acesso às justificativas para decidir os próximos passos. Segundo interlocutores, a instituição acredita nos fundamentos da operação e pode procurar, em uma outra proposta, procurar mitigar eventuais riscos identificados pelo BC.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A operação foi anunciada no dia 28 de março e previa a aquisição de 58,04% do capital social total do Banco Master (49% das ações ordinárias e 100% das ações preferenciais) pela instituição detida pelo governo do Distrito Federal. As empresas manteriam as estruturas das empresas apartadas, com compartilhamento de governança, expertise, sinergias e coordenação estratégica e operacional.
Desde o anúncio, o negócio sofreu uma série de reduções, a pedido do BC. A versão final contemplava a aquisição de cerca de R$ 24 bilhões em ativos do Master, metade do que foi acertado entre os dois bancos inicialmente. Além disso, Daniel Vorcaro, dono do Master, no formato final, não faria mais parte do controle do futuro conglomerado.
Leia a matéria completa no O Globo