Cuiabá, 09 de Dezembro de 2022
logo

23 de Dezembro de 2016, 08h:20 - A | A

GERAL / NA AVENIDA DO CPA

Motoristas não respeitam nova faixa exclusiva de ônibus

A via reservada para o transporte coletivo começou a valer na quinta-feira (22); sem fiscalização, medida não é respeitada

CELLY SILVA
DA REDAÇÃO



No primeiro dia de funcionamento da faixa exclusiva para ônibus, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), vários motoristas mostraram que ou não estavam atentos à sinalização ou simplesmente não quiseram respeitar a regra.

O flagrou diversos veículos transitando pelos trechos destinados aos coletivos.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Agentes de trânsito questionado pela reportagem não souberam quantificar exatamente o número de infrações, mas afirmam que foram muitas.

Segundo o coordenador de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Nicolau Budib, por enquanto, a ideia é apenas monitorar a faixa e orientar os motoristas para que a respeitem.

“Neste primeiro momento, a faixa é toda monitorada. As viaturas estão fazendo o serviço de orientação, mas, a partir da semana que vem, vão começar as autuações”, disse.

Ele explicou que as multas já são permitidas a partir do momento em que a faixa está sinalizada. No entanto, essa regra deve começar a valer efetivamente na próxima semana, a não ser em casos de desacato.

“Na verdade, a partir do momento em que o trecho está sinalizado e entregue, nós já poderíamos estar autuando. Porém, a gente prefere trabalhar primeiro com um trabalho mais ostensivo de orientação, no sentido de pedir que as pessoas retirem o veículo ou não transitem na faixa. Agora, mesmo nesse momento de orientação, se as pessoas desobedecerem à ordem da fiscalização, vamos autuar normalmente”, afirmou.

Nicolau esclareceu que, na quinta-feira (22), o trabalho de fisscalização por parte dos agentes de transito na Avenida do CPA ficou prejudicada por conta da mudança de tráfego na região do Porto, em função da inauguração da Orla e do show da cantora Anitta; além da escolta da fonte do Parque das Águas.

Mas, nesta sexta-feira (23), ele garantiu que haverá fiscalização ostensiva ao longo da faixa exclusiva na Avenida do CPA.

Leia também:

Novo corredor de ônibus entra em funcionamento; quem não obedecer será multado

Álbum de fotos

RpMT

RpMT

RpMT

RpMT

RpMT

RpMT

RpMT

RepórterMT

Comente esta notícia

Fernando 24/12/2016

Mas o pior de tudo e os motoristas de ônibus não ficarem nas suas faixas de fluxos que atrapalham mais o trânsito do que alguns com presssa passarem pela faixa de ônibus até porque ninguém entra na faixa de ônibus se tiver cheia de ônibus, agora o ônibus anda direto na faixa de carro cheia de carro.

Sebastian 23/12/2016

Os motoristas dos carros menores e utilitários são mal educados mesmo e não estão nem ai para o próximo. As imagens da matéria falam por si. Mas o Repórter MT deveria postar fotos dos motoristas do ônibus fazendo o contrário. Ou seja, saindo da faixa exclusiva e invadindo a pista destinada aos carros. Ontem vi vários fazendo isso e flagrei alguns. Se quiser, mando as fotos para o Repórter MT. O que importa e vai demorar a "pegar", é o respeito de todos os motoristas às faixas de rolamento para cada tipo de veículo destinado.

Thiago 23/12/2016

E por acaso motorista respeita a facha que é destinado aos carros? Principalmente se tiver alguém na sua frente ele invade a faixa que destinado aos carros, motos...

lucas 23/12/2016

Ótima iniciativa a faixa de onibus. Porem acredito que deva haver fiscalizaçao no descumprimento da faixa pelos proprios coletivos, que na pressa para ultrapassar os proprios onibus, irão circular na via destinada automoveis, atrapalhando o fluxo de veiculos.

João Ricardo 23/12/2016

Concordo que tem muitos motoristas de carros que não estão respeitando a faixa exclusiva para ônibus, inclusive percebi isso ontem quando estive na Av do CPA, vários carros trafegando nessa como se fosse uma faixa normal. Mas também presenciei vários ônibus trafegando fora dessa faixa, acredito que se eles tem a faixa exclusiva tenham que andar só na faixa deles, mas sempre que tem um ônibus um pouco mais lento eles saem da faixa pra ultrapassar o colega e acaba inclusive fechando os veículos de outras faixas pra fazer isso.

5 comentários

1 de 1