facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

23 de Dezembro de 2018, 08h:00 - A | A

GERAL / 88 CASOS NO ANO

Motoristas de aplicativos sofrem com onda de assaltos na grande Cuiabá

A Polícia Militar elaborou uma cartilha, com ajuda dos motoristas, para diminuir o risco de assaltos e roubos.

MARCIO CAMILO
DA REDAÇÃO



Levantamento da Polícia Militar aponta que 88 motoristas de aplicativos como Uber, 99 POP e Cabify foram roubados ou furtados na grande Cuiabá, de janeiro a novembro deste ano. A maioria dos casos acontece na hora do embarque e desembarque dos passageiros ou em solicitações de corridas fora da plataforma dos aplicativos, principalmente envolvendo mulheres. 

No inicio deste mês, quatro jovens, sendo três adolescentes de 15, 16 e 17 anos, foram presos pela Polícia Militar após assaltarem um motorista do aplicativo Uber e levá-lo como refém no bairro Osmar Cabral, em Cuiabá. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Também foi preso por receptação um adolescente de 14 anos, que fez a solicitação da corrida pela celular da mãe. Ele seria o responsável por achar um comprador para o carro roubado pelos comparsas. 

Casos como esse foram relatados pelos motoristas em grupo de WhatsApp, que conta com a participação de policiais militares, para informar os locais onde os roubos acontecem com maior frequência. 

Rodrigo Lima, um dos motoristas de Uber mais antigos de Cuiabá, afirma que os assaltos são praticamente diários. 

Ele destaca que muitos bandidos aproveitam quando o motorista vai pegar ou deixar um passageiro. “É naquele momento que a pessoa está embarcando ou desembarcando do veículo que eles chegam e anunciam o assalto”, conta.

Essa modalidade, segundo Rodrigo, acontece principalmente nas proximidades de shoppings centers, “quando muitos bandidos estão na espreita apenas esperando uma oportunidade”. 

Outra modalidade de assalto frequente são as corridas por fora do aplicativo, envolvendo mulheres. 

Rodrigo ressalta que mulheres, que fazem parte de quadrilhas, ligam no celular particular dos motoristas solicitando uma corrida. “Muitos aceitam a corrida por achar tranquilo pelo fato ser uma mulher”, relata.

De acordo com o motorista, em Cuiabá, as regiões mais visadas pelos criminosos o Santa Isabel, Goiabeiras, Shopping Pantanal e Novo Paraíso. 

Atualmente, plataformas como o Uber contam com 6 mil motoristas cadastrados em seu sistema na grande Cuiabá. 

Cartilha de Segurança 

A partir dos relatos dos motoristas que sofreram assaltos, a Polícia Militar elaborou uma cartilha de orientação, com 18 dicas de segurança aos profissionais, como forma de prevenir e reduzir os riscos de furtos e roubos. 

De acordo com um dos coordenadores do projeto, coronel Marcos Roberto Sovinski, do 2º Comando Regional da PM em Várzea Grande, o trabalho consistiu num mapeamento das ocorrências na grande Cuiabá, que contou com a contribuição dos motoristas de aplicativo. 

”Essas medidas serão avaliadas na prática e poderão sofrer alterações no ano que vem. Além das dicas de segurança, a Polícia Militar realiza constantes abordagens em pessoas e veículos para redução do número dessas ocorrências”, ressaltou o coronel. 

Entre as medidas estão a de "não atender solicitações para locais que o motorista não conheça bem ou em áreas que são consideradas perigosas". 

Outra dica é o motorista não ficar parado aguardando chamadas. "O correto é sempre estacionar em locais públicos e procurar regiões de maior movimento, como cruzamentos ou postos de combustíveis", diz a cartilha.

A PM também recomenda para que o motorista faça contato com o passageiro “e tente detectar a real intenção dele ao ouvir o tom de voz”. 

“Com isso, você pode decidir cancelar ou não a corrida. Verifique se o passageiro conhece o local de destino, faça perguntas que possam auxiliar no seu trajeto. A dica é fazer algumas perguntas simples, pessoas mal intencionadas ficarão surpresas e atenderão a ligação com certo nervosismo”, destaca trecho da cartilha. 

Confira o documento na íntegra AQUI

Veja nota da Uber

"Segurança é uma prioridade para a Uber e estamos sempre buscando aprimorar nossa tecnologia para fazer da plataforma a mais segura possível.

Para motoristas, a empresa vem adotando no Brasil o recurso de machine learning, que usa a tecnologia para bloquear viagens consideradas mais arriscadas. Além disso, o aplicativo exige do usuário que quiser pagar somente em dinheiro que insira o CPF e data de nascimento para confirmar sua identificação.

O motorista também pode compartilhar a localização, o trajeto e o tempo de chegada em tempo real com quem desejar. Além disso, os motoristas parceiros contam com um número de telefone 0800 para registrar casos de emergência e solicitar apoio da Uber depois que estiverem em segurança e tiverem contatado as autoridades competentes. E tanto os motoristas parceiros quanto os usuários são cobertos durante cada viagem por um seguro APP da Uber para acidentes pessoais."

Leia mais

Bando assalta e sequestra motorista de Uber em Cuiabá

Motorista de Uber é rendido por bandidos e tem carro roubado; câmeras flagram ação

Motorista de Uber é rendida e tem carro roubado na frente do hospital, em Cuiabá

Trio ataca Uber, rouba carro e bate em poste; 2 são detidos e 1 foge

 

Comente esta notícia