Cuiabá, 27 de Novembro de 2022
logo

19 de Novembro de 2016, 07h:30 - A | A

GERAL / VEJA FOTOS

Mendes vai entregar Parque das Águas para o Natal e Orla do Porto no réveillon; PS fica para 2017

Faltam apenas alguns ajustes nas obras dos pontos turísticos; no novo Pronto Socorro, faltam instalações elétricas, hidráulicas e acabamento.

CELLY SILVA
DA REDAÇÃO



Ao que tudo indica, o prefeito Mauro Mendes (PSB) vai conseguir finalizar sua gestão com a entrega de mais duas grandes obras turísticas. Assim como no Natal do ano passado, a grande novidade da capital foi a entrega do Parque Tia Nair, este ano ele também deve inaugurar o Parque das Águas e se despedir do mandato com o réveillon na Orla do Porto.

Quem passa pela Avenida Beira Rio, ao lado da obra, já pode ver que na grande fachada só falta a cobertura (que já foi adquirida) e a pintura, o que deve ser feito na próxima semana.

Ao , o secretário-adjunto de Obras Públicas, Júlio Malheiros, confirmou que “o réveillon vai ser no Porto, entrega será até o final do ano (da orla do Porto) e o Parque das Águas. O Pronto Socorro só no ano que vem, na próxima gestão”, disse.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Segundo Malheiros, na orla do Porto falta só o acabamento para dar por encerrada a reestruturação. O local deve contar com aproximadamente 1,3 mil metros de extensão para contemplação do rio. Somando com a Praça Luís Albuquerque, que está sendo revitalizada, o local contará com 1,5 mil metros de extensão voltada para o lazer dos cuiabanos e de quem visitar a capital mato-grossense.

A orla contará com a praça revitalizada, o Museu do Rio, o aquário municipal de cerca de mil metros quadrados que está sendo reconstruído, uma grande área aberta para realização de eventos em frente ao museu, uma praça de alimentação coberta e com fachada cenográfica d casarões coloniais, a ciclovia, o calçadão para passeio, diversos mirantes ao longo da extensão, banheiro público e cinco quiosques concedidos à iniciativa privada. Todo o espaço conta com adaptação para pessoas com deficiência.

RepórterMT

IMG_1414.JPG

 Fachada com tema de casarões antigos que irá comportar praça de alimentação. 

 

A praça de alimentação, que fica em frente ao Colégio Íbero-Americano, também poderá ser usada para outros fins, como feiras artesanais. Quem passa pela Avenida Beira Rio, ao lado da obra, já pode ver que na grande fachada só falta a cobertura (que já foi adquirida) e a pintura, o que deve ser feito na próxima semana.

A Praça Luís Albuquerque também já está em fase final de obra. Em seguida, ela passará por uma repaginada com novo projeto de paisagismo.

Os sanitários públicos da orla, que ficam ao lado da praça de alimentação, já estão prontos. Porém, somente serão abertos ao público quando a totalidade da obra for inaugurada.

De acordo com Júlio Malheiros, a orla do Porto foi dividida em duas etapas, antes do córrego 8 de Abril e depois dele. “Antes vai ser mais para caminhada, calçadão mesmo. E depois, vai ser o aquário, o Museu do Rio, vai ser mais para contemplação do pessoal. Vai ter uma praça, um espaço para fazer shows, algum tipo de apresentação. O réveillon vai ser ali em frente ao Museu”, disse o secretário ao .

“50% já foi feito do calçadão, onde as pessoas vão ficar para contemplar a ‘dança da água’, onde vai ser a fonte”, disse Malheiros sobre o calçadão do Parque das Águas.

Malheiros disse que no espaço onde ocorrerá a festa de Ano Novo, a Secretaria de Obras está deixando instalado um padrão com maior amperagem para suportar a necessidade de energia elétrica em grandes eventos.

A iluminação ao longo da orla também está quase toda pronta. Somente a parte de trás da praça de alimentação que ainda não recebeu o serviço por conta do perigo de furtos da fiação elétrica, que deverá ser subterrânea pra evitar esse tipo de depredação do patrimônio público. O sistema elétrico deverá ser tubulado em baixo da terra e concretado. “Senão roubam os fios, como roubaram na Avenida dos Trabalhadores. Perto do Alphaville roubaram tudinho”, explicou o secretário.  

Haverá cinco quiosques ao longo da orla: um ao lado da escadaria, dois próximos ao banheiro e dois próximos ao córrego 8 de Abril. As obras ficam a cargo de seus proprietários.

RepórterMT

IMG_1296.JPG

 Obras no Parque das Águas também já estão em estágio avançado. 

 

Parque das Águas

O Parque das Águas é outra obra que deve ser inaugurada antes do Natal pelo prefeito Mauro Mendes. Segundo o secretário-adjunto de Obras Públicas, o estacionamento já está pronto, assim como 80% da pista de caminhada e ciclovia, que já estão asfaltadas. Nesta semana, estão finalizando a tubulação de energia para instalação dos postes de iluminação, que devem ser colocados na semana que vem. A cascata também está em fase de acabamento.

Metade do calçadão está pronto. O espaço será usado para contemplação do lago, que será embelezado por uma fonte musical. “50% já foi feito do calçadão, onde as pessoas vão ficar para contemplar a ‘dança da água’, onde vai ser a fonte”, disse Malheiros.

“Sempre foi para o próximo prefeito, mas a parte de alvenaria, a parte de dentro está toda rebocada, já vamos entrar na parte de acabamento de algumas alas”, disse o secretário-adjunto sobre a construção do Pronto Socorro.

Segundo o secretário, a capacidade de drenagem da lagoa também foi dobrada para evitar risco de inundação. Meio-fio e sarjeta das calçadas também estão praticamente prontos.

Assim como no Parque Tia Nair, o Parque das Águas também será todo gradeado em seu entorno e terá apenas um portão de entrada e saída, para garantir mais segurança aos usuários.

No local, dois restaurantes já estão em fases avançadas de obras e outro está no início da construção, sendo um ao lado do estacionamento, na Avenida Doutor Hélio Ribeiro e os demais no meio do bosque.  O parque também contará com academia coberta.

RepórterMT

IMG_1321.JPG

 Novo Pronto Socorro já etá com parte estrutural e de alvenaria prontas. Acabamento ficará a cargo do próximo prefeito. 

 

Pronto Socorro

Conforme já havia sido dito pelo prefeito Mauro Mendes, a construção do novo Pronto Socorro ficará para a próxima gestão se encarregar de finalizar. “Sempre foi para o próximo prefeito, mas a parte de alvenaria, a parte de dentro está toda rebocada, já vamos entrar na parte de acabamento de algumas alas”, disse o secretário-adjunto de Obras.

A nova unidade de saúde que promete desafogar o atendimento emergencial e hospitalar da capital, fica atrás do Centro de Eventos do Pantanal. Cerca de 300 funcionários atuam no local, que já está com a parte de estrutura e alvenaria pronta e coberta com laje em sua totalidade.  O estacionamento também está pronto, o que não existe no Pronto Socorro atual.

Segundo Malheiros, a drenagem e o heliponto ao lado do estacionamento também já foram finalizados. Faltam ainda as instalações elétrica e hidráulica e o acabamento, o que deve demorar mais tempo. 

Álbum de fotos

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

Comente esta notícia

Bell 19/11/2016

Triste em saber que esse novo PS será abandonado na próxima gestão 😔 Mais uma construção que será abandonada.

1 comentários

1 de 1