Cuiabá, 01 de Outubro de 2022
logo

12 de Agosto de 2022, 11h:26 - A | A

GERAL / ALERTA

Mato Grosso tem dois novos casos positivos de Varíola dos Macacos

A SES-MT monitora outros 17 casos suspeitos da doença no Estado

DO REPÓRTER MT



A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu o resultado positivo de mais dois casos de monkeypox vírus, popularmente conhecido como varíola dos macacos. Os casos envolvem homens residentes em Várzea Grande, com idade entre 30 e 50 anos, que estiveram fora do país e apresentam sintomas leves da doença.

Até esta sexta-feira (12.08), Mato Grosso registra o total de quatro casos confirmados de varíola dos macacos, sendo os outros dois residentes de Cuiabá, com idade entre 25 e 40 anos, que também apresentam sintomas leves.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Ainda há a investigação de outros 17 casos suspeitos no Estado, sendo cinco em Rondonópolis, quatro em Cuiabá, dois em Várzea Grande, dois em Sorriso, um em Livramento, um em Barra do Garças, um em Comodoro e um em Nova Xavantina.

As amostras para a confirmação dos casos são encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) e direcionadas para o laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), unidade de referência nacional para a análise do material.

Sintomas e prevenção

Os principais sintomas da varíola dos macacos são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Caso haja a manifestação destes sintomas, procure uma Unidade Básica ou de Pronto Atendimento.

Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.

Comente esta notícia